Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de maio de 2024

Startup de Maringá cria app que mostra preço de medicamentos em farmácias em tempo real


Por Redação GMC Online Publicado 17/09/2021 às 12h37 Atualizado 20/10/2022 às 16h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação

Mais de 94% dos brasileiros fazem compras em farmácias e drogarias, segundo um estudo do ICQT (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico), em parceria com o Datafolha.

O impacto dessas compras no orçamento familiar não é pequeno. Aproximadamente 12% da renda per capita do consumidor é destinada a esse tipo de gasto, sendo que a maior parte é para compra de medicamentos. Pesquisar preços é a melhor forma de economizar e estudos do PROCON pelo Brasil demonstram isso trazendo resultados expressivos de diferença de preço do mesmo medicamento entre estabelecimentos.

Embora o consumidor brasileiro saiba que pesquisar é a melhor maneira de encontrar bom preço, nem todos conseguem fazer isso, afinal não existe um meio consolidado que facilite a comparação. Ir de farmácia em farmácia ou entrar de site em site ainda é a forma como as pessoas encontram de procurar a melhor oportunidade.

Por isso, uma startup de Maringá trabalhou para desenvolver e disponibilizar de forma gratuita, uma plataforma que busca preços de medicamentos em tempo real nas principais redes de farmácia do Paraná. Acessando por aplicativo ou pelo site, o usuário pode buscar produtos de maneira simples e intuitiva, encontrar o menor preço e ser direcionado para fazer compra pelo site do estabelecimento ou simplesmente dirigir-se à loja física mais próxima.

“Queremos mudar a forma como consumidores e farmácias se relacionam, criando uma conexão justa, segura e rápida para facilitar o acesso à saúde por parte das pessoas e impulsionar a transformação digital do mercado farmacêutico”, diz Douglas Milliati, COO da App Pharma, empresa que está desenvolveu a plataforma.

Para a empresa, criar um buscador simples e eficiente, aliado a outras funcionalidades que agreguem valor à jornada do usuário sempre focando em economia e praticidade, está sendo um grande desafio porque é algo pouco explorado no segmento. As pessoas ainda têm o hábito de ir até a farmácia mais próxima, tirar dúvidas, conhecer produtos novos nas prateleiras, mas este comportamento está mudando conforme o e-commerce avança e a necessidade de economia se faz mais presente.

Daniel Matsukuma, CTO da App Pharma, coordena o time de desenvolvimento da plataforma e ocupa-se em construir a melhor experiência possível para o usuário, com buscas rápidas e resultados confiáveis.

Marketing Product Manager da startup, Jamyle Nunes afirma que o grande objetivo da empresa é tornar-se referência para qualquer pessoa que precisa fazer compras em farmácias, incentivando o hábito de pesquisar na plataforma antes de tomar qualquer decisão. Assim, a App Pharma se tornará uma grande aliada da economia doméstica primeiramente dos paranaenses, já que o foco do lançamento é para as principais regiões do nosso estado: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Play Store. O acesso também pode ser feito pelo site www.apppharma.com.br. Se o usuário optar por cadastrar-se na plataforma, terá a opção de criar listas de produtos e acompanhar os preços periodicamente, recebendo notificações quando houver queda superior a 10%. Além disso, funcionalidades como pesquisa por voz, busca por foto de receita entre outras também estão disponíveis.

A iniciativa tem pé vermelho e trabalha para melhorar o acesso à saúde e ao bem-estar das pessoas por meio da otimização do orçamento doméstico.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação