Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Trabalho conjunto entre forças de segurança reduz criminalidade


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 06/09/2019 às 13h40 Atualizado 24/02/2023 às 03h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você acha Maringá segura? Flávio Mendes, morador da cidade, acha que sim. Os dados, de certa forma, sustentam a sensação de segurança que o Flávio percebe em Maringá.

“É uma cidade bem tranquila. Tem mais de quatro anos que eu estou por aqui, nunca fui assaltado, ninguém nunca me abordou, nenhuma coisa semelhante. [Ando] usando o celular, é bem tranquilo”, afirma. 

De acordo com o balanço divulgado esta semana pela Polícia Militar, o número de furtos e roubos, na comparação de agosto deste ano com agosto de 2018, teve uma redução de 17% e 49% respectivamente.

Já o número de homicídios teve uma redução de 18%, e aí o período pesquisado é de janeiro a agosto. Este ano foram 13 homicídios e no mesmo período do ano passado, 16.

Até o trânsito, que parece tão terrível, com vítimas toda semana, teve uma redução de 15% nas mortes, diz o tenente João Marcos Dutra, da Polícia Militar.

“De janeiro a agosto de 2018, foram 32 mortes no trânsito, sendo que nesse mesmo período em 2019 foram 27. Realmente, [são] dados muito positivos para Maringá”, avalia. 

A redução nos índices de criminalidade pode ser explicada, segundo a PM, pelo trabalho conjunto entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.

“O que conseguimos constatar com esses resultados são as ações preventivas do policiamento ostensivo e as ações integradas junto com a Polícia Civil e também com a Guarda Municipal. Os orgãos de segurança trabalhando de forma conjunta, juntamente com a população que é integrada em Maringá, é comprometida com a segurança e faz várias denúncias. A análise criminal também é uma ferramente que faz a gente potencializar as ações de Maringá. É feita uma vez por semana e indica os índices quantitativos de onde estão acontecendo os principais crimes na cidade e isso faz com que o comandante direcione o policiamento para essas áreas na outra semana”, detalha o tenente. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação