Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

UEM: aulas de 2019 devem se encerrar em fevereiro de 2020


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 14/08/2019 às 19h06 Atualizado 23/02/2023 às 21h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Calendário Acadêmico de 2019 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deve se encerrar em 2020. A proposta é da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), responsável pelo assunto. Este é um dos reflexos da grevem que foi suspensa nesta terça-feira (13)

A DAA propõe que o primeiro semestre letivo termine no dia 6 de setembro e que o segundo semestre tenha início no dia 9 de setembro e acabe em 8 de fevereiro de 2020.

A diretoria deve finalizar nesta quarta-feira (14) o ofício fazendo essa proposta. O documento é encaminhado à pró-reitoria, que depois o envia para a reitoria da UEM.

Na sequência, a reitoria aciona a Câmara de Graduação, que designa um relator para analisar o assunto. A Câmara dá um parecer e encaminha para o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UEM.

Uma reunião do CEP está marcada para a próxima quarta-feira (21) para discutir o assunto. Tanto o Conselho quanto a Câmara podem fazer alterações nas datas. Mas é o CEP quem dá a palavra final.

A aprovação de um novo calendário faz parte da retomada de rotina da UEM após o período de greve.

Segundo a apuração da CBN, não deve haver um período oficial de férias. Entretanto, a DAA propõe o encerramento das aulas regulares do primeiro semestre para o dia 30 de agosto.

Assim, deste período até o dia 6, ficarão somente os alunos que precisarem fazer a prova final, de recuperação. Os outros estarão dispensados. O mesmo se repete em fevereiro. As aulas regulares terminam no dia 1; mas, quem ficar de recuperação, estudará até 8 de fevereiro. A semana livre faz parte do regimento da UEM.

Um novo calendário deve ser feito por causa da greve realizada pelos servidores da UEM. O movimento teve início em 26 de julho e foi suspenso nessa terça-feira (13). Agora, as aulas na graduação devem retornar na próxima segunda-feira (19). Por conta da paralisação, ao todo serão mais quase 50 dias sem atividades de aula. O calendário acadêmico ficou suspenso entre os dias 26 de junho e 1º de agosto.

Em relação à greve, os servidores da UEM decidiram suspender o movimento após o governo protocolar na Assembleia Legislativa do Paraná a proposta de reajuste de 5,08% de maneira parcelada.

O ano letivo de 2019 teve início em 7 de março. O fim do período estava previsto para o dia 18 de dezembro.

Apesar da greve e da alteração no calendário, as datas do Vestibular foram mantidas. O próximo ocorre em dezembro, entre os dias 8 e 9, como já tinha sido programado.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação