Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

UEM vai ser multada por corte irregular de árvores dentro do câmpus


Por Nailena Faian Publicado 31/01/2019 às 16h16 Atualizado 19/02/2023 às 20h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) será multada por conta das árvores que foram cortadas dentro do câmpus sem autorização. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A multa será de R$ 1 mil a R$ 10 mil por cada árvore, sendo que o valor varia conforme a espécie.

A assessora do Comitê Gestor Ambiental da UEM, Elenice Tavares, disse que foi constatado o corte de dez árvores dentro do câmpus, mas que isso ocorreu sem a autorização da Prefeitura do Câmpus (PCU). “Não sabemos quem foi. Fizemos o levantamento que mostrou que dez árvores foram cortadas perto do blogo G-56. Estamos abrindo uma comissão de inquérito administrativo para apurar a responsabilidade”, diz Elenice.

Segundo a Sema, o levantamento ainda está sendo realizado, mas já se sabe que foram mais de dez árvores cortadas sem autorização da pasta. Entre as árvores cortadas está um pau-brasil, espécie que consta na lista do Ministério do Meio Ambiente como ameaçada de extinção.

Em entrevista ao portal GMC Online, o gerente de Fiscalização Ambiental da Sema, Erival Adorno, disse que é no mínimo estranho terem ocorrido cortes de árvores dentro da instituição e ninguém ter ficado sabendo.

Na internet, um abaixo-assinado foi publicado denunciando os cortes irregulares. Para a UEM, a denúncia chegou na última segunda-feira (28) por meio de uma professora.

A assessora do Comitê Gestor Ambiental da UEM informou que será realizado o replantio das mesmas espécies o mais breve possível.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação