Confiança da Indústria volta ao patamar pré-pandemia, revela estudo

A confiança da indústria retornou ao patamar pré-pandemia. A pesquisa sobre a confiança do empresário da indústria é realizada mensalmente pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Aqui no Paraná, o estudo é realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Em outubro, o índice de confiança chegou a 68,4 pontos. Exatamente o mesmo de fevereiro e bem perto dos 68,9 de janeiro deste ano. É um patamar pré-pandemia. E o otimismo na indústria vem crescendo nos últimos cinco meses.
A pesquisa avalia a percepção do empresário diante dos dados da economia e dos próprios negócios. O economista da Fiep, Evânio Felippe, diz que a percepção tem sido positiva também graças aos resultados no comércio e no setor de serviços.
“Pelo 5º mês seguido, o índice apresenta números positivos no Paraná. Os motivos que podemos listar que elevaram esse número estão atrelados a melhora da atividade econômica como um todo. Os dados da produção industrial, do comércio e serviço mostram uma recuperação dessas atividades dentro da economia brasileira e que, certamente, contribuem para o aumento do otimismo na economia do Paraná”, declarou.
Até o fim do ano, no entanto, dois fatores podem abalar esta confiança do empresário. Um deles é a onda de novos casos de coronavírus na Europa.
“A possibilidade ou não de uma segunda onda de contaminação da covid-19 na Europa pode atrapalhar os processos de compra e venda com essa região do mundo, afetando o ritmo de recuperação da atividade industrial aqui no Estado”, explicou.
O nível atual de confiança do industrial paranaense está maior do que a média brasileira e é também o maior da região sul do país.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.
Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.
