Anaconda: Como é a nova espécie de sucuri gigante descoberta na Amazônia


Por Redação GMC Online

Um grupo de cientistas descobriu recentemente uma nova espécie de sucuri gigante na Amazônia, que pode ser a maior do mundo. Trata-se da Anaconda Verde do Norte, que tem aproximadamente 8 metros de comprimento e pesa 200 kg.

Anaconda: Conheça a nova espécie de sucuri gigante descoberta na Amazônia. Foto: Jesus Rivas/Divulgação

A descoberta da nova espécie foi possível após uma expedição no norte da floresta pelo biólogo e apresentador holandês Freek Vonk. Até o momento, acreditava-se que apenas uma espécie de Anaconda Verde, também conhecida como Anaconda Gigante, habitava a região amazônica. Entretanto, um novo estudo, conduzido por cientistas de nove países e publicado na revista Diversity, identificou a Anaconda Verde do Norte (Eunectes akayima) como uma nova espécie.

O que torna a anaconda diferente?

Quem olha as duas espécies de sucuri pode ver semlehanças muito grandes. Porém, o estudo revela uma diferença genética significativa de 5,5% entre elas. Para se ter uima base, esse porcentagem supera até mesmo a diferença genética entre humanos e chimpanzés, que é de cerca de 2%.

Apesar de sua descoberta recente, os cientistas alertam que a nova espécie já está em risco de extinção devido às mudanças climáticas e ao contínuo desmatamento na região amazônica.

O professor Jesus Rivas, líder da pesquisa, observou pela primeira vez indícios de múltiplas espécies de sucuri verde há mais de 15 anos. Junto com sua esposa, a Dra. Sarah Corey-Rivas, eles passaram anos analisando amostras genéticas e colaborando com outros pesquisadores para publicar suas descobertas.

Foto: Bryan Fry / Divulgação

Com informações do portal Casa e Jardim

Sair da versão mobile