11 de julho de 2025

Calor pode passar de 30°C em SP até o fim de semana


Por Agência Estado Publicado 08/05/2025 às 07h02
Ouvir: 03:18

O ar frio polar que chegou ao Centro-Sul do Brasil no feriado de 1º de Maio já se deslocou para o alto-mar, fazendo com que as temperaturas subissem novamente, especialmente em São Paulo. Com isso, as tardes estão quentes, embora as noites permaneçam ainda mais frescas.

Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, nos próximos dias a temperatura vai subir ainda mais em todo o Estado de São Paulo. “As temperaturas máximas devem ficar acima dos 30°C na maioria das regiões paulistas até o próximo sábado, 10. Além da falta de ar frio de origem polar, ventos quentes vindos do interior do Brasil voltam a entrar sobre São Paulo ajudando a esquentar o ar”, diz a empresa.

CAPITAL PAULISTA

Na cidade de São Paulo, até sábado as temperaturas podem superar a marca dos 30°C, mas as noites seguem relativamente frescas. “A média normal de temperatura máxima para maio na cidade de São Paulo é de 23,4°C. Então, temperaturas máximas iguais ou acima de 26°C já são bastante elevadas para maio”, reforça a Climatempo.

Para hoje, as temperaturas previstas na capital paulista devem ficar entre 17°C e 30°C; e amanhã, entre 16°C e 29°C.

A maior temperatura para o mês registrada na cidade foi de 32,8°C, no dia 5 de maio do ano passado (recorde absoluto de calor em maio, desde 1943).

AR SECO

O ar também deve permanecer mais seco nos próximos dias, podendo a umidade cair abaixo de 30%. A redução dos níveis de umidade no ar já pode ser notada inclusive na cidade de São Paulo, que foi a capital mais seca na última terça-feira. “O índice mínimo de umidade no ar foi de 33%, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Foi a tarde mais seca desde o dia 22 de março, quando a umidade relativa do ar baixou para 26%”, diz a Climatempo.

Os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) mostram que ainda não houve registro de chuva em maio. De acordo com a série histórica que registra os dados pluviométricos desde 1995, são esperados 55 milímetros de precipitação para o mês.

CHUVAS DE ABRIL

Já o mês de abril foi o mais chuvoso registrado em São Paulo nos últimos 30 anos, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE). O acumulado ficou em 145,8 milímetros, 133,3% além dos 62,5 milímetros esperados para o mês. Foi o maior registro de chuva para abril desde 1995, começo da série histórica do CGE.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça inglesa manda advogado de vítimas de Mariana identificar financiadores até dia 25


A corte inglesa onde corre uma ação compensatória contra a BHP Billiton pelo desastre de Mariana determinou que o escritório…


A corte inglesa onde corre uma ação compensatória contra a BHP Billiton pelo desastre de Mariana determinou que o escritório…

Geral

Abrafarma: Venda de medicamentos em supermercados avança no Congresso, mas proposta tem riscos


A proposta que permite a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados ganhou novo impulso no Congresso com…


A proposta que permite a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados ganhou novo impulso no Congresso com…

Geral

Moradora de Paraisópolis diz que homem foi morto pela PM no quarto da sua casa


Andréa não sabe quando – e se – vai voltar para sua casa, em Paraisópolis, zona sul de São Paulo….


Andréa não sabe quando – e se – vai voltar para sua casa, em Paraisópolis, zona sul de São Paulo….