Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Carnaval ‘bom pra cachorro’: pets também tiveram espaço na folia


Por Agência Estado Publicado 14/02/2024 às 11h06
Ouvir: 00:00
image-41-31
Foto: Reprodução

O carnaval no Brasil é um evento bem democrático. Prova disso é que a folia envolve todo o tipo de público e até mesmo os bichinhos de estimação têm vez na hora de se divertir. A celebração da festa no Rio de Janeiro, por exemplo, contou com dezenas de pets fantasiados de sereias, super-heróis, borboletas e palhaços, desfilando ao lado dos donos em bloquinho dedicado aos animais.

O Blocão surgiu de uma brincadeira entre a palavra “bloquinho” e “cão” – e reuniu mais de 200 amantes de pets na vizinhança da Barra da Tijuca, ma zona oeste do Rio, durante a manhã de sábado. Ornados em lantejoulas e tule, os amigos de pelo também participaram de um concurso para escolher as melhores fantasias do dia.

Em um pequeno palco, cachorros de todos os tamanhos e raças desfilaram. Os organizadores anunciaram os participantes por meio do microfone, celebrando.

Alana, a chihuahua, vestia uma cauda de sereia com glitter; o cocker spaniel Trinde estava com a capa da Hermione, e o shih-tzu Bidu de Super-homem. Scooby Doo, um pit monster, foi o favorito da plateia ao ir vestido de leão.

Paçoca, um dachshund com mais de 100 mil seguidores no Instagram, desfilou de cachorro quente – entre fatias de pão e coberto de mostarda e ketchup.

“Ele é um influencer”, comentou a tutora, Helena Ribeiro, 32 anos, para a Associated Press. A fantasia do Paçoca, conta ela, foi inspirada pelo nome da raça, aqui no Brasil carinhosamente conhecida como “salsichinha”. “Combina com ele!”, diz.

Rodrigo Pirola e Cecilia Myrele, ambos de 39 anos, foram vestidos de Fred e Wilma Flintstone, combinando com a basset de quatro anos de idade, Amora, que usava vestido laranja inspirado na Pedrita Flintstone.

“A Amora é nossa filha; somos uma família. A gente vai para todo lugar junto”, disse Myrele à AP. “Aqui, todo mundo é apaixonado por cachorros”.

Carolina Eduardo, 27, vestiu a vira-lata de 13 anos de idade Rebeca de Branca de Neve, com direito até à peruca preta.

Encarnando os vendedores de chá gelado das praias do Rio, a border collie Charlotte, de 3 anos, vestiu uma roupa laranja, carregando dois barris em miniatura nas costas.

“Eu amo carnaval, amo festa”, disse a dona, Veronica Beck, 47 anos, enquanto outros apreciadores do bloco tiravam fotos. “É sobre esses momentos de alegria. E é uma maneira de celebrar isso com nossos cachorros. Por que eles também trazem muita alegria para nossas vidas”.

Os animais e os donos enfrentaram o calor escaldante no bloco. Os organizadores distribuíram água e petiscos, enquanto os participantes caninos ofegavam na sombra.

“Esse ano, o calor não está sendo fácil para nós”, comentou o organizador Marco Antônio Vieira, mais conhecido como “Toto”. Ele notou uma preocupação com o asfalto quente, que poderia queimar as patinhas dos bichos. “A gente tem que prezar pela saúde dos animais”.

Seguindo com o concurso de fantasias, o bloquinho começou a encher, enquanto os pets e seus donos dançavam ao ritmo da música.

As irmãs gêmeas Daniely e Flávia Mendes, 43 anos, estavam entre os foliões, cantando com a plateia. Elas participam do bloco todos os anos há quase uma década e, no sábado, trouxeram seus shih-tzus idênticos, vestidos de super-homem e palhaço.

“Para os ‘pais de pet’, é uma maneira de se divertir”, disse Daniely. “Une nossa comunidade”.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Soldado confessa ter esfaqueado e incendiado cabo do Exército e responderá por feminicídio


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…

Geral

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…