Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Cobertura vacinal contra hepatite chega a 94% Entre as crianças, mostra levantamento


Por Agência Estado Publicado 08/07/2025 às 22h40
Ouvir: 00:00

A cobertura vacinal contra hepatite B em crianças de até um mês chegou a 94,19% no Brasil. O índice representa um aumento de 11,5 pontos porcentuais em comparação com 2022, quando a taxa era de 82,7%.

Considerando crianças com até seis meses de idade, a cobertura com a vacina pentavalente é de 90,2%, 13 pontos porcentuais acima do registrado em 2022 (77,2%).

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 8, pelo Ministério da Saúde, que lançou o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais e anunciou a criação de uma plataforma para monitorar o cenário da doença no País.

A pasta lançou também a campanha “Um teste pode mudar tudo” para incentivar a população a obter o diagnóstico o mais rápido possível. A iniciativa é parte da mobilização do Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais.

“Queremos que a população esteja alerta e procure o serviço de saúde para realizar sua testagem”, afirmou Mario Gonzalez, coordenador geral de Vigilância em Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Tipos de hepatite
Existem cinco tipos de hepatite viral – A, B,C, D e E – e a transmissão ocorre de diferentes formas:

– Hepatite A – Transmitida principalmente por alimentos, bebidas e água contaminados. Há vacina disponível no SUS.

– Hepatite B: Transmitida por relações sexuais sem uso de camisinha com pessoas infectadas; transmitida de mãe para filho na gestação, no parto ou na amamentação; ou pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas e alicates de unha. Há vacina disponível no SUS.

– Hepatite C: Transmitida pelo contato com sangue contaminado, muitas vezes por meio do compartilhamento de objetos perfurocortantes. Não existe vacina para a hepatite C.

– Hepatite D: Só ocorre quando a pessoa já tem o vírus da hepatite B. A transmissão acontece a partir do contato com sangue contaminado e, em menor proporção, por fluidos corporais. Não há vacina específica para a doença.

– Hepatite E: É o tipo mais raro no Brasil. A transmissão ocorre por meio de água ou alimentos contaminados e em locais com saneamento precário. Também pode ocorrer por contato com sangue contaminado e por transmissão vertical (de mãe para filho).

Ao longo dos últimos 24 anos, foram 826.292 casos no País, segundo o governo. A maior prevalência é do tipo C, com 342.328 casos (41,5% do total). Em seguida, aparecem a hepatite B, com 302.351 casos (36,6%); a hepatite A, com 174.977 (21,2%); a hepatite D, com 4.722 (0,6%), e a hepatite E, com 1.914 (0,1%).

Entre 2014 e 2024, diz o boletim, as taxas de detecção de hepatite B no Brasil caíram 34,6%, passando de 8,1 para 5,3 casos a cada 100 mil habitantes. Mais da metade dos casos da doença são transmitidos sexualmente, mas ainda há contaminação pelo compartilhamento de objetos e casos de transmissão de mãe para filho.

“Assim como comemoramos um mês atrás termos eliminado a transmissão vertical pelo HIV, que a gente consiga eliminar a transmissão vertical da hepatite B”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no evento de divulgação dos dados.

A pasta informou que, de 2014 a 2024, houve uma queda de 55% na detecção da doença em gestantes e de 38% nos casos em menores de 5 anos, indicando o declínio da transmissão vertical da doença.

Padilha destacou ainda a existência da rede de cuidados voltada para as hepatites e reforçou o incentivo à testagem. “Temos vacinas, testes, orientações claras de como se infecta para as várias hepatites virais”, disse ele, reforçando a importância dessas informações chegarem à população.

Sintomas

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado. Na maioria das vezes, a pessoa infectada não apresenta sintomas, mas, quando estes surgem, incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…