Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de novembro de 2025

Comprado pela Coca-Cola, refrigerante foi criado por brasileiro em laboratório de fundo de quintal


Por Redação GMC Online Publicado 13/05/2025 às 10h13
Ouvir: 00:00

Com seu sabor adocicado, coloração rosa vibrante e identidade marcante, o Guaraná Jesus se tornou muito mais do que uma bebida — virou um verdadeiro ícone da cultura maranhense. Criado em 1927 em um laboratório de fundo de quintal em São Luís, por um farmacêutico visionário, o refrigerante atravessou gerações e manteve sua essência mesmo após ser adquirido por uma das maiores empresas de bebidas do mundo, a Coca-Cola.

A origem do Guaraná Jesus

image
Foto: Divulgação

A história do Guaraná Jesus começa com Jesus Norberto Gomes, nascido em Vitória do Mearim (MA). Aos 14 anos, ele se mudou para São Luís em busca de novas oportunidades e conseguiu seu primeiro emprego em uma farmácia. Foi nesse ambiente que aprendeu a manipular fórmulas e a experimentar ingredientes, habilidades que mais tarde seriam fundamentais para sua invenção.

Com dedicação, abriu sua própria farmácia, chamada Galvão. Ali começou as tentativas de criar um refrigerante. As primeiras fórmulas não agradaram — eram amargas demais. Mas a persistência levou ao sucesso: nasceu o Guaraná Jesus, com um sabor doce e inconfundível que logo conquistou os maranhenses.

O sucesso local e o interesse da Coca-Cola

O sucesso da bebida rosa foi tão grande que ela logo se tornou um símbolo regional. Décadas mais tarde, a fama do Guaraná Jesus chamou a atenção da Coca-Cola. Em 1980, a fórmula foi vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes, então franqueada da multinacional. Já em 2001, a própria Coca-Cola assumiu a produção do refrigerante.

Apesar da mudança no controle, uma cláusula essencial foi mantida no contrato: a marca “Jesus”, a cor rosa do líquido e os elementos visuais que fazem referência à cultura do Maranhão deveriam ser preservados.

Serving a Cola from a bottle to a glass full of ice
Foto: Ilustrativa/Freepik

Coca-Cola apostou em participação popular e identidade cultural

Em 2008, a Coca-Cola promoveu um concurso público para renovar o rótulo do Guaraná Jesus. Três opções foram apresentadas e os próprios maranhenses votaram para escolher o novo visual da embalagem, que passou a exibir elementos inspirados nos tradicionais azulejos portugueses encontrados em São Luís, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Mais do que uma bebida: um símbolo do Maranhão

Hoje, o Guaraná Jesus permanece como um refrigerante único no mercado brasileiro. Seu sabor doce, a cor marcante e o nome peculiar continuam encantando novas gerações de consumidores. Mais do que uma simples bebida, ele representa o orgulho de um povo e a força da identidade maranhense.

O Guaraná Jesus é um exemplo raro de produto que, mesmo sob o controle de uma gigante global, conseguiu manter sua autenticidade e conexão com suas origens. Um verdadeiro patrimônio cultural em forma de refrigerante.

Com informações de Click Petróleo e Gás, G1 e Gazeta de São Paulo

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Perícia confirma que morto em explosão no Tatuapé era homem investigado por soltar balões


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que o corpo encontrado carbonizado no imóvel que explodiu no Tatuapé,…


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que o corpo encontrado carbonizado no imóvel que explodiu no Tatuapé,…

Geral

Mãe de Leandro Lo diz que recorrerá de absolvição de PM que matou lutador: ‘Fomos massacrados’


A mãe do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, Fátima Lo, afirmou no sábado, 15, que irá apresentar um recurso…


A mãe do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, Fátima Lo, afirmou no sábado, 15, que irá apresentar um recurso…

Geral

COP30 tem no domingo dia de descanso; semana terá destaque de agro


Os trabalhos da COP30 são interrompidos neste domingo, 16. As instalações tanto da Blue Zone, onde acontecem as negociações e…


Os trabalhos da COP30 são interrompidos neste domingo, 16. As instalações tanto da Blue Zone, onde acontecem as negociações e…