Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Confluência de choques eleva risco de recessão da economia global, diz IIF


Por Agência Estado Publicado 12/05/2022 às 20h40 Atualizado 20/10/2022 às 21h39
Ouvir: 00:00

O Instituto Internacional de Finanças (IIF) vê crescente risco de uma recessão global, em meio a uma confluência de fatores, entre eles a guerra da Rússia na Ucrânia e o processo de normalização monetária de bancos centrais.

Em relatório, a instituição informou que cortou drasticamente a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global e, agora, projeta expansão de 2,2% este ano.

O IIF também afirma que reduziu a estimativa para alta da atividade econômica da zona do euro em 2022, de 3% para 1%. O Instituto prevê ainda que o PIB brasileiro avançará 1,3% e o americano crescerá 2,5% este ano.

Segundo a análise, a onda recente de coronavírus na China se provou mais grave do que o esperado. A entidade também avalia que as condições financeiras nos EUA estão se apertando de maneira desordenada, com aumento dos juros de longo prazo comparável ao registrado durante o taper tantrum de 2013.

“A confluência desses choques ameaça provocar uma recessão”, destaca o IIF, que afirma que a economia chinesa deve registrar contração no segundo trimestre.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…