Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Conheça o cardeal que poderá se tornar o primeiro papa africano


Por Agência Estado Publicado 05/05/2025 às 17h35
Ouvir: 00:00

O cardeal guineano Robert Sarah, de 79 anos, desponta como uma das principais apostas da ala conservadora da Igreja Católica para suceder o papa Francisco. Caso seja escolhido no conclave, Sarah poderá se tornar o primeiro africano – e também o primeiro negro – a ocupar o Trono de São Pedro.

Conhecido por suas posições conservadoras, Sarah foi nomeado cardeal em novembro de 2010 pelo papa Bento XVI. Durante o pontificado de Francisco, ganhou notoriedade como uma das vozes mais críticas às reformas promovidas pelo papa argentino.

WhatsApp Image 2025-05-05 at 18.11.16
Foto: Vatican News | Divulgação

Em 2023, por exemplo, manifestou-se contra a decisão de Francisco que autorizou a bênção a casais do mesmo sexo, desde que não fosse confundida com o sacramento do matrimônio. “A liberdade que devemos oferecer às pessoas que vivem em uniões homossexuais reside na verdade da palavra de Deus”, disse, à época, ao blog italiano Settimo Cielo. Ele acrescentou que essas pessoas estariam “na prisão” do pecado.

Nascido em 15 de junho de 1945, no vilarejo de Ourous, na Guiné, ele teve uma trajetória marcada por superações. Após o ensino médio, deixou o país para continuar os estudos no seminário menor de Bingerville, na Costa do Marfim. Com a independência da Guiné, em 1958, voltou ao país e concluiu a formação religiosa. Foi ordenado sacerdote em 20 de julho de 1969, em Conacri.

Na sequência, estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e aprofundou-se em Escritura no Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém. Após retornar à Guiné, assumiu a reitoria do seminário menor de Kindia e serviu como pároco em diversas localidades do país, como Bokè, Katace, Koundara e sua terra natal, Ourous.

Em agosto de 1979, aos 34 anos, foi nomeado arcebispo de Conacri por João Paulo II, tornando-se, então, o bispo mais jovem do mundo, apelidado pelo papa polonês de “bispo bebê”. Sua consagração ocorreu em dezembro do mesmo ano.

Com larga experiência na Cúria Romana, Sarah foi nomeado secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos em 2001, e passou a presidir o Pontifício Conselho Cor Unum em 2010. Em 2014, assumiu o cargo de Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que ocupou até fevereiro de 2021.

Participou do conclave de 2013, que elegeu o papa Francisco, e agora volta a ser considerado um nome forte para liderar a Igreja Católica em um novo ciclo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Três vítimas em menos de 24h em SP: duas mulheres são mortas pelos maridos e outra é agredida


Duas mulheres foram mortas e uma foi agredida por atuais e ex-companheiros em 24h neste fim de semana na Grande…


Duas mulheres foram mortas e uma foi agredida por atuais e ex-companheiros em 24h neste fim de semana na Grande…

Geral

Pipas na pista fecham Aeroporto de Congonhas e fazem avião arremeter


O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, suspendeu pousos e decolagens na tarde deste domingo, 7, por…


O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, suspendeu pousos e decolagens na tarde deste domingo, 7, por…

Geral

Trio encapuzado rouba arsenal de empresa de segurança na zona sul de SP


Um trio encapuzado roubou neste domingo, 7, o arsenal de armas de fogo de uma empresa de segurança no Capão…


Um trio encapuzado roubou neste domingo, 7, o arsenal de armas de fogo de uma empresa de segurança no Capão…