Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Dia 1º de maio é feriado?


Por Agência Estado Publicado 28/04/2025 às 14h32
Ouvir: 00:00

No dia 1º de maio é comemorado o Dia Mundial do Trabalho, feriado nacional celebrado no Brasil e em mais 150 países. É a única data não religiosa com abrangência global.

Neste ano, as comemorações cairão na próxima quinta-feira, fazendo com que muitos locais “emendem” o feriado com o final de semana.

A origem do feriado remonta a grevistas que se tornaram símbolo da luta dos trabalhadores pela redução das jornadas diárias – de 12 a 16 horas para 8 horas. A onda de protestos aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, a partir de 1º de maio de 1886.

Em 1889, três anos após o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Chicago”, um congresso de socialistas em Paris, na França, passou a difundir o 1º de Maio como uma data em memória aos grevistas reprimidos em Chicago. O dia passou a ser um símbolo da luta pelas causas trabalhistas, sobretudo a redução da jornada de trabalho.

No Brasil, o caráter político do 1º de Maio começou no século XIX e chegou ao auge durante o Estado Novo (1937-1945), a ditadura de Getúlio Vargas. O decreto de 1924 também é considerado um marco na instituição de direitos trabalhistas no País.

Por aqui, o movimento se consolidou mesmo na década de 1910, com o aumento da industrialização, que levou a uma série de protestos, culminando na greve geral de 1917. Desse período em diante, o 1º de Maio começou a ser marcado por greves pedindo melhores condições de trabalho. No Brasil, o Dia do Trabalhador se tornou, em 1924, um feriado nacional, por força de lei (decreto do presidente Artur Bernardes).

O que abre e o que fecha

O rodízio de veículos na cidade de São Paulo não irá vigorar na quinta-feira, 1º, mas volta normalmente na sexta-feira, informou a Companhia de Engenharia de Trafego (CET).

Os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados no feriado.

O transporte público da capital terá modificações na quinta e na sexta-feira. Nos trens da CPTM, as linhas vão circular com intervalos equivalentes aos de um domingo nos dois dias, com horários reduzidos.

Já as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô irão operar em esquema de feriado na quinta-feira, enquanto a sexta-feira terá funcionamento similar a de um sábado com mais trens em circulação, além de monitoramento para inserção de composições, se houver necessidade. No final de semana a circulação seguirá normalmente.

“Devido ao evento programado na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte, em comemoração à data, a operação será monitorada e, se necessário, trens reservas serão acionados. Haverá reforço operacional e de segurança, principalmente nas estações mais próximas ao local do evento, em Santana, Carandiru e Portuguesa-Tietê”, informou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Firjan inaugura unidade de R$ 8 milhões focada em Tecnologia da Informação, na próxima sexta


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…

Geral

Alesp aprova projeto de Tarcísio e isenta de IPVA motos de até 180 cilindradas


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

Geral

Em carta de Natal, jovem morto por leoa em zoo pediu amor da mãe e felicidade que nunca teve


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…