Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Dino marca audiência para discutir mineração em terras indígenas em RO e MT


Por Agência Estado Publicado 27/01/2025 às 18h38
Ouvir: 00:00
image
Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino marcou uma audiência sobre a disputa envolvendo a possibilidade de mineração dentro e no entorno de terras indígenas do povo Cinta Larga, nos Estados de Rondônia e Mato Grosso. A reunião será presidida por Dino em 20 de março, às 10h.

O objetivo é colher informações para o processo. O povo Cinta Larga poderá indicar até cinco lideranças, e o Ministério dos Povos Indígenas poderá indicar até três representantes. A Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também devem indicar membros para a audiência.

O despacho foi proferido na última sexta-feira, 24, no âmbito de ação movida pela ANM contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que cancelou permissões para mineração nas terras indígenas do povo Cinta Larga e impediu a concessão de novas permissões no entorno de 10 km das terras.

Dino lembrou que a Constituição autoriza a exploração de recursos minerais em Terras Indígenas, desde que sejam atendidos alguns requisitos. “Desse conjunto de condições constitucionais, assume especial relevo os interesses do povo indígena diretamente alcançado pelo caso, na medida em que detém a posse permanente do território demarcado pelo Estado brasileiro”, anotou o ministro.

O ministro também destacou que a disputa “se alonga por várias décadas, inclusive com eventos trágicos em debate na Justiça Criminal”. O caso começou há 20 anos com uma ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), atual ANM, que pleiteia a autorização para pesquisar e explorar recursos minerais na região.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aneel usará processo de 2024 para acelerar análise sobre fim de contrato da Enel em SP


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) usará um processo de 2024 para acelerar a análise sobre o fim do…


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) usará um processo de 2024 para acelerar a análise sobre o fim do…

Geral

Chuvas fortes causam alagamentos e transtornos em Petrópolis, região serrana do Rio


O temporal desta quarta-feira, 17, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, causou estragos pela cidade, alagou ruas…


O temporal desta quarta-feira, 17, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, causou estragos pela cidade, alagou ruas…