Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Expo Dubai: após participação de missão especial de Maringá, material gratuito é disponibilizado


Por Redação GMC Online Publicado 02/05/2022 às 22h55 Atualizado 20/10/2022 às 20h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Expo Dubai

Com o tema ‘Clima e Biodiversidade’ a Expo Dubai funcionou como uma vitrine do que há de mais moderno no mundo em sustentabilidade, mobilidade e em oportunidades de negócios do futuro, temas que foram discutidos em todos os pavilhões da feira. O GMC Online esteve presente no evento.

Realizada a cada cinco anos, a Expo foi adiada em 2020 por conta da pandemia e, em outubro de 2021, desembarcou pela primeira vez no Oriente Médio, em Dubai, nos Emirados Árabes. Encerrada no dia 31 de março, foi a maior expo mundial feita até hoje em número de países participantes. Foram 194, muitos em desenvolvimento, países pequenos, que estiveram na feira por meio do financiamento dos Emirados Árabes Unidos. Em 2013, Dubai ganhou a concorrência mundial para sediar a Expo, e São Paulo foi uma das finalistas. Nos seis meses de duração, o evento superou a marca de 15 milhões de visitantes.

LEIA TAMBÉM – Com 1,3 milhão de visitas, Pavilhão Brasil atrai estrangeiros em Dubai

Maringá integrou a missão técnica-comercial Paraná Business Experience que esteve nos Emirados Árabes Unidos participando da Expo Dubai. O GCM Online criou uma editoria especial, com as informações sobre tudo o que aconteceu no evento durante os seis meses – clique aqui para acessar.

Representando o GMC Online, o engenheiro civil e colunista do CBN Cidadania e Sustentabilidade, Silvio Barros, coordenou a missão, que contou com a participação de dezoito prefeitos. Fizeram parte da missão, gestores públicos, empresários e dirigentes de entidades da sociedade que puderam estão conhecer soluções em tecnologia e sustentabilidade na maior feira das nações.

Sílvio destaca que a Expo Dubai ofereceu ao mundo a oportunidade de dar uma olhada pela janela do futuro em como será nosso planeta, principalmente nas áreas da sustentabilidade, da mobilidade e da oportunidade de trabalho, ocupação e inserção social. Tudo isso, segundo ele, tem relação direta com a responsabilidade dos prefeitos e da sociedade organizada de preparar suas cidades para o futuro e dar oportunidade para seus cidadãos terem espaço em um contexto ambiental, econômico e tecnológico em constante mutação.

“Para isso, organizamos uma missão técnica para os Emirados não apenas para visitar a expo e ser expostos ao futuro mas também para conhecer alguns empreendimentos que já existem dentro destes novos paradigmas e entender como podemos aplicar isso à realidade dos municípios brasileiros”, diz.

Ele destaca que a missão teve a oportunidade de conhecer Masdar, a cidade planejada para ser o protótipo das cidades do futuro onde todos os prédios são sustentáveis e onde não há carros circulando pelas ruas, apenas veículos elétricos compartilhados e autônomos. “Visitamos também a Cidade Sustentável de Dubai, um complexo residencial que produz sua própria comida, gera sua própria energia e ainda tem escola, centro de hipismo, uma frota de veículos elétricos compartilhados e não paga condomínio”.

Outro local visitado pelos integrantes da missão foi o maior parque solar do mundo, onde já se consegue gerar eletricidade 24h por dia usando a luz do sol. “E tivemos o privilégio de experimentar um novo modal de transporte que não é trem, nem é monotrilho, nem teleférico, mas um pouco de cada um, pronto para transportar carga e passageiros há 150 Km/h, com zero emissão de carbono e muito mais barato do que outros modais existentes. Enfim foi uma imersão no futuro, vendo como podíamos aplicar algumas destas coisas no nosso presente aqui no Brasil”, acrescenta.

Material especial

Com o objetivo de proporcionar aos gestores e lideranças empresariais que não puderam participar a oportunidade de ter acesso a tudo que foi visto na Expo Dubai, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Sebrae e o portal GMC Online viabilizaram a produção de uma missão virtual que está em 16 vídeos e em um E-book disponibilizados gratuitamente para todos os interessados por meio das suas mídias sociais e do site www.cidadesdofuturo.net. O lançamento oficial deste conteúdo foi feito durante a marcha dos Prefeitos 2022, em Brasília.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação