Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Missão Dubai: A cidade de Masdar


Por Silvio Barros Publicado 08/03/2022 às 14h57 Atualizado 20/10/2022 às 15h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução/Instagram/Masdar

Olá, amigos! Hoje vamos falar sobre a cidade de Masdar, uma das comunidades urbanas mais sustentáveis do mundo. Um empreendimento imobiliário sim, mas de baixa emissão de carbono composto por um cluster de tecnologia limpa em rápido crescimento.

É, na verdade, um bairro de Abu Dhabi, mas leva o nome de cidade porque é um local onde os novos paradigmas de urbanismo foram implementados. A filosofia de desenvolvimento urbano de Masdar é baseada nos três pilares da sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.

Tudo isso combinado implementou soluções no mundo real de eficiência energética, hídrica, mobilidade, redução de resíduos e daí por diante. A cidade de Masdar foi projetada para chegar a uma população de até 50 mil pessoas, é aberta ao público e recebe turistas, moradores, estudantes, acadêmicos, empresários, líderes do mundo corporativo e investidores que têm interesse em analisar a possibilidade de começar a investir no futuro.

Masdar City oferece um ecossistema de inovação completo que abriga instalações pioneiras de pesquisa e desenvolvimento (PD), projetos-pilotos, que nutrem a implementação de inovação em energia solar em armazenamento de energia, construção verde e sustentabilidade urbana. A Universidade da Inteligência Artificial, o Centro PD da Siemens e a sede da Agência Internacional de Energia Renováveis estão todos instalados em Masdar.

A cidade foi conceito de arquitetura biofílica, aquela que segue as orientações e os ensinamentos da natureza. Ela captura os ventos predominantes do deserto de tal forma que possa fazer o clima ou ambiente da cidade ser bem mais frio do que do lado de fora. O vento é constante e as ruas são estreitas, já que lá não andam automóveis e, portanto, tem sombra em todos os lugares.

Ela foi realmente um projeto diferente. Todos os seus edifícios consomem em média 40% menos de energia e água e também são alimentados por energia limpa gerada em painéis instalados no topo e também por uma usina solar que produz 17MW/h de energia limpa. A área total da cidade quando ela estiver concluída será 6 km2.

Masdar pertence a um consórcio de duas empresas, a Abu Dhabi Future Energy Company, que é uma empresa que desenvolve novas formas de energia renovável, e pela no Mubadala Development Company, que é uma empresa de desenvolvimento imobiliário.

O renomado escritório de arquitetura Foster and Partners da Inglaterra foi quem projetou a cidade toda para que ela se tornasse um laboratório em tempo real que monitora e estuda todos os parâmetros de como será uma cidade no futuro. Foi realmente uma visita espetacular.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação