Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Futuro da Expo Dubai


Por Silvio Barros Publicado 10/03/2022 às 14h22 Atualizado 20/10/2022 às 15h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Tomaz Silva/Agência Brasil

Olá, amigos! Nós estamos aqui terminando a nossa missão técnica na Expo Dubai 2020. Um evento extraordinário. É a maior expo mundial feita até hoje em número de países participantes. São 194. E muitos deles, países em desenvolvimento, países pequenos, estão aqui graças ao financiamento dos Emirados Árabes Unidos.

Providenciaram instalações para que pudessem apenas trazer os seus produtos, as suas imagens, os seus artesanatos e instalar em construções pré-fabricadas já. Em 2013, Dubai ganhou a concorrência mundial para sediar a Expo, nessa concorrência, inclusive, São Paulo foi uma das finalistas.

Foi escolhida uma área da cidade para ser desenvolvida, aproveitando os investimentos que teriam que ser feitos para a Expo. Tudo cuidadosamente planejado com muita antecedência. O que hoje é a estrutura da Expo 2020, era apenas deserto, areia, em 2013. E tudo que está construído aqui, 80% será reaproveitado e 20%, as áreas dos pavilhões principais, será desmontado e reconstruído depois, com outras finalidades.

A localização é estratégica, fica a 45 minutos de dois aeroportos internacionais e 15 minutos de um dos portos mais movimentados da região. Aqui tem mais 260 mil m2 de construções certificadas ou lide ouro para sustentabilidade. E vários prédios certificados para lide platina, que são os níveis mais altos para certificação em sustentabilidade de edificações. Isso tudo vai ser mantido com uma base comum, os serviços que serão usados por todos os moradores de uma nova cidade para 145 mil habitantes.

A Expo termina no dia 31 de março e os moradores do distrito 2020, como foi chamado esse novo bairro, poderão começar a se mudar para cá em outubro de 2022. E mais 115 mil metros2 de unidades habitacionais, mais 800 unidades habitacionais, serão entregues a partir de janeiro de 2023. 

Tem aqui um hotel de nível internacional que já está funcionando, está previsto mais um hotel. Eles vão vender 108 terrenos que poderão ser adquiridos por empresas que queiram se instalar aqui nesta área. E a área total do empreendimento é de 2,6 milhões de metros2. 

É um processo muito interessante de planejar uma nova cidade ou a expansão urbana de uma determinada cidade, uma lição realmente de planejamento urbano que a gente está tendo aqui. Eles construíram um centro de exposições que já está funcionando e trouxeram, evidentemente, a linha de metrô até a Expo. Isso tudo foi investimento de aproximadamente US$ 14 bilhões, sendo que US$ 6,5 bi em estruturas públicas do governo e o restante em investimentos privados. 

Uma estratégia muito interessante e inteligente para a gente aprender a planejar com antecedência o futuro das nossas cidades.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação