Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Fortes rajadas de vento em São Paulo fecham parques temporariamente; veja quais


Por Agência Estado Publicado 10/12/2025 às 12h46
Ouvir: 00:00

Ao menos 12 parques urbanos da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo foram temporariamente fechados ao público em razão das fortes rajadas de vento registradas entre terça-feira, 9, e a manhã desta quarta-feira, 10.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Parques Urbanos.

“A decisão segue os critérios e protocolos estabelecidos na Portaria Semil-SMA-CPP nº 07/2025, que prevê o fechamento preventivo de parques urbanos quando há registro de ventos acima de 40 km/h ou risco elevado de queda de galhos e árvores. No momento, algumas localidades registraram rajadas superiores a 60 km/h”, afirma a pasta.

De acordo com a secretaria, a medida tem caráter preventivo e foi adotada para garantir a segurança e integridade de visitantes, trabalhadores e da biodiversidade, uma vez que condições climáticas severas aumentam o risco de acidentes, queda de árvores e instabilidade em trilhas.

“As equipes técnicas permanecem em monitoramento contínuo, avaliando as condições climáticas e estruturais para reabertura segura dos espaços”, acrescenta a pasta.

Parques temporariamente fechados:

Capital – zona leste:

– Parque Maria Cristina

– Parque Itaim Biacica

– Parque Engenheiro Goulart (PET)

– Parque Vila Jacuí

– Parque Belém – Manoel Pita

Capital – zona norte:

– Parque da Juventude – Dom Paulo Evaristo Arns

Capital – zona sul:

– Parque Ecológico do Guarapiranga

Grande São Paulo:

– Parque Várzea do Embu (Embu-Guaçu)

– Parque Chácara da Baronesa (Santo André)

– Parque Jequitibá (Cotia)

– Parque Gabriel Chucre (Carapicuíba)

– Parque Nascentes do Tietê (Salesópolis)

Impactos das rajadas de vento

Até o momento, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, já foram registrados 57 chamados para quedas de árvores na Grande São Paulo. Os ventos já passam de 80 km/h na capital e há registro de falta de luz.

A Enel Distribuição São Paulo informa que a área de concessão segue sendo afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada, com a entrada do ciclone extratropical pelo Sul do País.

“Por causa dos ventos, em alguns pontos a rede elétrica é atingida por objetos e galhos, o que prejudica o fornecimento, além da queda de árvores”, disse a Enel. Às 10 horas, a estação Mirante de Santana do Inmet registrou rajadas próximas de 80 km/h.

“Equipes da distribuidora estão mobilizadas em campo e atuam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 700 mil clientes (9,5% das unidades atendidas pela empresa na região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital)”, reforça a concessionária.

Em caso de falta de luz, a companhia orienta que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento:

Site: www.enel.com.br
Aplicativo Enel São Paulo: disponível para iOS e Android
WhatsApp (Elena): (21) 99601-9608

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…