Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Infecção hospitalar afeta 33 trabalhadores de hospital do Espírito Santo; três estão na UTI


Por Agência Estado Publicado 27/10/2025 às 13h57
Ouvir: 00:00

Um surto intra-hospitalar levou 33 profissionais de uma ala de internação oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória (ES), a apresentarem sintomas respiratórios semelhantes aos de uma pneumonia. Até a manhã desta segunda-feira, 27, seis pessoas continuavam internadas, sendo três em unidade de terapia intensiva (UTI).

Outros 12 funcionários que circularam pela ala nos últimos dias e tiveram sinais suspeitos também foram internados para monitoramento.

“As contaminações não ocorreram de pessoa para pessoa. Não há risco em frequentar o hospital nem necessidade de uso de máscaras neste momento. O problema ficou restrito à ala de internação onde o surto foi identificado, que, por precaução, está interditada, assim como um centro cirúrgico”, destacou a infectologista Carolina Salume, coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar do Santa Rita, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira.

O caso é investigado pela Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa-ES), mas a causa exata do surto ainda é desconhecida. A expectativa é de que a análise seja concluída até o fim desta semana.

“Já investigamos diversos vírus, como coronavírus e influenza A e B, e descartamos essas possibilidades. Agora, estamos investigando bactérias e fungos”, disse Tyago Hoffmann, secretário de Estado da Saúde, também durante a coletiva. “Os testes estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com análise para quase 300 patógenos. Também trabalhamos com a hipótese de uma causa ambiental, motivo pelo qual colhemos amostras de superfícies, de água, mobiliário e do sistema de ar-condicionado”, adicionou.

O hospital segue funcionando normalmente, com a realização de cirurgias, exames e tratamentos oncológicos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Reafirmo minha obediência à Arquidiocese’, diz padre Júlio Lancellotti após veto às redes


“Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”, afirmou o padre Júlio Lancelotti ao comentar sobre não poder…


“Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”, afirmou o padre Júlio Lancelotti ao comentar sobre não poder…

Geral

Mulher que teve pernas amputadas após ser atropelada e arrastada passará por nova cirurgia


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…