Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Influenciadores digitais poderão ter profissão reconhecida por lei


Por Redação GMC Online Publicado 09/11/2025 às 14h50
Ouvir: 00:00
Blonde Asian girl in stylish earrings and red sweater makes selfie against window. Woman sitting at table with notepad.
Imagem Ilustrativa/Freepik

A fim de regular o exercício da atividade profissional de influenciador digital e blogueiro, a deputada Roberta Roma (PL-BA) apresentou projeto de lei para estabelecer direitos e deveres, normas de transparência e publicidade digital (5.436/2025). Entre os principais direitos, o projeto garante reconhecimento da profissão para enquadramento em regimes previdenciários e tributários, para contribuição individual ou na forma de Microempreendedor Individual (MEI).

Com a proposta, os serviços passam a ser resguardados com proteção autoral sobre o conteúdo produzido. Além disso, fica prevista a possibilidade de rescisão contratual motivada por descumprimento de cláusulas éticas, bem como do direito de imagem, voz e identidade digital, inclusive quanto à reprodução, licenciamento e uso comercial.

A categoria também deve ser considerada em linhas de crédito, programas de incentivo cultural, tecnológico e de empreendedorismo voltados à economia digital. Para a autora, o principal objetivo é trazer dignidade e segurança jurídica aos profissionais, “inspirando-se em boas práticas internacionais, especialmente as diretrizes da União Europeia sobre transparência e publicidade digital”.

“A ausência de um marco legal específico deixa esses profissionais desamparados em relação a direitos previdenciários, segurança contratual e reconhecimento formal.”

Em relação aos deveres profissionais, destaca-se o compromisso com veracidade, ética e responsabilidade social na comunicação, que se caracteriza ainda na obrigação de evitar a disseminação de desinformação e práticas fraudulentas. A proposta submete os profissionais às normas de publicidade e consumo, com identificação clara e ostensiva de conteúdos patrocinados, e aos princípios legais de proteção à infância, à adolescência e às minorias.

O texto abrange influenciadores digitais e blogueiros como carreiras diferentes:

Blogueiro: pessoa física ou jurídica que administra, produz ou publica conteúdo próprio em plataformas digitais com caráter informativo, opinativo, educativo, artístico ou de entretenimento;

Influenciador digital: a pessoa física ou jurídica que, de forma contínua e profissional, produz conteúdo e exerce influência sobre determinado público em redes sociais, canais ou demais meios digitais.

Transparência

É proibida a veiculação de publicidade disfarçada, oculta ou que possa induzir o público a erro quanto à sua natureza comercial, o que reitera a obrigatoriedade de identificar o conteúdo com expressões como #publi, #publicidade, #parceria ou equivalentes. Anúncios de produtos ou serviços ilícitos, enganosos ou potencialmente prejudiciais à saúde, segurança ou direitos do consumidor também são proibidos.

O descumprimento pode ser punido com advertência, multa de um a cem salários mínimos, além de suspensão temporária de parcerias comerciais ou contratos publicitários e até bloqueio ou retirada de conteúdo, mediante decisão judicial, em casos graves ou reincidentes.

Por fim, a deputada sugere a criação do Cadastro Nacional de Influenciadores Digitais (CNID), voluntário e declaratório, destinado à promoção de boas práticas, ética e transparência digital. Nesse caso, cabe ao Executivo estabelecer os parâmetros de funcionamento. Na Câmara, o projeto aguarda distribuição para análise de comissões permanentes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…