Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de fevereiro de 2026

Júpiter é menor do que pensávamos; entenda como se descobriu isso


Por Agência Estado Publicado 06/02/2026 às 16h27
Ouvir: 00:00

A Nasa informou na quarta-feira, 4, que dados obtidos pela missão Juno indicam que Júpiter é menor e mais achatado do que se acreditava anteriormente.

Embora continue sendo o maior planeta do Sistema Solar, antes acreditava-se que o raio equatorial do planeta fosse de 71.492 quilômetros, mas as novas medições apontam que ele é de 71.488 quilômetros.

O planeta também é mais achatado nos polos. O raio polar, que antes era estimado em 66.854 quilômetros, passou a ser calculado em 66.842 quilômetros.

Segundo a Nasa, para chegar às novas estimativas, os pesquisadores analisaram dados de ocultação de rádio de 13 sobrevoos de Júpiter e incorporaram os efeitos dos ventos zonais. “A ocultação de rádio é usada para enxergar através das densas e opacas nuvens da atmosfera de Júpiter, a fim de compreender sua estrutura interna”, explicou a agência.

As medições anteriores haviam sido obtidas a partir de dados de seis experimentos de ocultação de rádio realizados pelas missões Pioneer e Voyager da Nasa, na década de 1970.

A agência afirmou que medidas mais precisas do raio de Júpiter servem como um padrão essencial de calibração para a modelagem de exoplanetas gigantes em outros sistemas estelares. “Ter uma forma mais precisa ajudará os astrônomos a interpretar melhor os dados de planetas observados passando em frente à sua estrela hospedeira muito além da nossa vizinhança cósmica”, disse a Nasa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caso do cão Orelha impulsiona três propostas contra crueldade animal no Senado em uma semana


Com menos de uma semana de trabalhos legislativos em 2026, três propostas relacionadas ao combate aos maus-tratos a animais já…


Com menos de uma semana de trabalhos legislativos em 2026, três propostas relacionadas ao combate aos maus-tratos a animais já…

Geral

Inmet mantém alerta de calor no Sul; SP e outros Estados terão chuvas intensas


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta vermelho para uma onda de calor na região Sul do Brasil….


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta vermelho para uma onda de calor na região Sul do Brasil….