Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Membros dos Três Poderes visitam túnel europeu em busca de referências para Santos-Guarujá


Por Agência Estado Publicado 09/05/2025 às 20h22
Ouvir: 00:00

Representantes dos Três Poderes e da iniciativa privada participaram nesta semana de uma missão internacional organizada pelas frentes parlamentares de Portos e Aeroportos (FPPA) e da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS). A comitiva brasileira, composta por 45 integrantes, visitou o canteiro de obras do Túnel Fehmarnbelt, estrutura submersa de 18 quilômetros que ligará Alemanha e Dinamarca e é considerada a maior do tipo no mundo.

A visita teve como objetivo conhecer modelos de engenharia, processos construtivos e protocolos de sustentabilidade aplicados na Europa que servirão de referência para o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. A obra brasileira terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros sob o mar. O leilão de concessão está previsto para 1º de agosto. A maior parte do projeto é financiada por parceria entre os governos federal e o de São Paulo.

Durante a missão, foram realizadas reuniões com autoridades locais, como o secretário de Estado da cidade de Hamburgo, Jan Pörksen, que discutiu temas como a integração entre porto e cidade e os impactos das grandes infraestruturas na mobilidade urbana. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente das duas frentes parlamentares que lideraram a viagem, convidou Pörksen a visitar o Porto de Santos nos próximos meses.

Além da Alemanha, a agenda incluiu compromissos na Suécia e na Dinamarca. Entre os destaques estiveram a visita à ponte de Øresund, que conecta os dois países, e à ilha artificial de Peberholm, construída com material dragado para a obra. A delegação também se reuniu com representantes da operadora portuária Maersk e participou de debates no parlamento dinamarquês sobre infraestrutura e logística.

Entre os membros da comitiva estavam parlamentares federais e representantes de tribunais superiores como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Douglas Alencar e o desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região Celso Peel. Do Poder Executivo, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), e representantes do governo federal, como o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, Carlos Magno.

O grupo de trabalho criado no Congresso para acompanhar a ligação seca entre Santos e Guarujá já promoveu outras missões técnicas no Brasil. A expectativa é de que o intercâmbio contribua para a adoção de soluções mais eficientes e sustentáveis no projeto nacional, que ainda está em fase de estruturação.

Com a inclusão do túnel no Novo PAC e a parceria com o governo de São Paulo, o projeto avançou após décadas travado. A travessia substitui o atual sistema de balsas e catraias, que atende diariamente mais de 21 mil veículos, além de milhares de pedestres e ciclistas. A conclusão da obra está prevista para 2030.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…