Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de fevereiro de 2026

MPF pede prorrogação do prazo de consulta pública para política de preços dos planos de saúde


Por Agência Estado Publicado 30/01/2025 às 15h24
Ouvir: 00:00

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prorrogação de consulta pública em andamento e a realização de novas audiências no processo de reformulação da política de preços e reajustes dos planos de saúde, em análise na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O pedido de adiamento foi de, no mínimo, 60 dias.

image
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Lançada em 19 de dezembro e com previsão de encerramento em 4 de fevereiro, a consulta pública 145 transcorreu num período em que o MPF classificou como “curto e inoportuno, uma vez que se iniciou junto com o período de festividades e recesso de final de ano, somado ao período de janeiro, comumente prejudicado por férias e afastamentos que limitam e prejudicam a participação ampla da sociedade civil e dos atores interessados”.

O MPF também pediu o aperfeiçoamento na divulgação de audiências e consultas públicas por parte da ANS, que ocorreu de “forma limitada e ineficaz”. Sugeriu também a realização de novas audiências públicas para debater o tema, em formato híbrido, “permitindo a participação presencial e virtual dos interessados, de forma a ampliar o acesso e a pluralidade de vozes, em plena obediência ao marco legal e regulamentar vigentes”.

No texto, o MPF pediu, ainda, a fragmentação do debate em quatro macrotemas: reajuste de planos coletivos; mecanismos financeiros de regulação; venda de planos online; e revisão técnica de preços de planos individuais e familiares.

Em reunião entre ambas entidades, o presidente interino da ANS, Jorge Aquino, se comprometeu a examinar os pedidos do MPF.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Civil diz que impediu ataque terrorista no centro do Rio de Janeiro


A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira, 2, que impediu um ataque terrorista, com o uso de…


A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira, 2, que impediu um ataque terrorista, com o uso de…

Geral

Crime e violência seguem como principal preocupação dos brasileiros, aponta pesquisa


Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira, 2, aponta que o crime e a violência seguem sendo a principal preocupação do eleitor…


Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira, 2, aponta que o crime e a violência seguem sendo a principal preocupação do eleitor…