Uma nuvem de gafanhotos vinda da Argentina ligou o alerta entre produtores rurais brasileiros. Um alerta de perigo foi acionado pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar da Argentina (Senasa) próximo à fronteira com o Rio Grande do Sul.
De acordo com o Ministério da Agricultura do país vizinho, a nuvem vem sendo monitorada desde o mês de maio. Os insetos vieram do Paraguai e chegaram até a província de Santa Fé no último dia 17. Segundo dados fornecidos pelo monitoramento, uma única nuvem pode conter até 40 milhões de insetos, com capacidade de consumir em um dia o equivalente ao que duas mil vacas poderiam comer no mesmo período e que causam um sério dano às pastagens e lavouras.
O Senasa Argentina divulgou um mapa com as regiões do país que estão em alerta. Parte das localidades fazem fronteira com o sul do Brasil. Veja abaixo:
Autoridades argentinas pedem que os produtores rurais comuniquem o Governo caso vejam a aproximação dos gafanhotos, que se locomoveram por mais de 100 quilômetros em um único dia, devido às altas temperaturas e ao vento forte na região.
Diversos usuários pela internet tem registrado, em vídeo, nas redes sociais, a presença dos insetos. Confira:
Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.