19 de maio de 2025

O que acontece durante e após a morte? Veja o que a ciência sabe


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 20/04/2025 às 18h28
Ouvir: 02:23

Na Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus, e a vitória da vida sobre a morte. Também os judeus ortodoxos e os muçulmanos acreditam na ressurreição. Para os hindus e budistas, a ênfase está sobretudo na redenção através da reencarnação. Portanto para os crentes, misturada ao luto pela perda de um ente querido devido a doença, idade, acidente ou violência, está sempre a esperança de que a morte não represente o fim de tudo.

Porém o consolo de uma vida após a morte não é exclusividade das grandes religiões mundiais. Também entre os primeiros coletores e caçadores, os egípcios, vikings e muitas outras culturas, aqueles que ficavam despediam-se com rituais e oferendas fúnebres, aplainando assim o caminho para o além-morte.

WhatsApp Image 2025-04-20 at 18.26.01
Foto: João Bidu | Divulgação

Biologicamente, o limite de funcionamento do corpo humano é de cerca de 120 anos. Porém a expectativa de vida concreta depende das condições de saúde e higiene, e ao longo do tempo tem se prolongado consideravelmente. Na Alemanha, por exemplo, a cada ano ela aumenta em três meses.

Entretanto, para a maioria, não é tanto a morte em si a despertar temor, mas sim a incerteza do que ocorre quando se morre, e depois. Do ponto de vista médico, há mais de uma forma de óbito: na morte clínica, o sistema cardiovascular entra em colapso, pulso e respiração param, os órgãos deixam de ser supridos de oxigênio e nutrientes. Uma reanimação através de ventilação artificial e massagem cardíaca ainda é possível, e muitas vezes com êxito.

No caso da morte cerebral, contudo, não há mais essa possibilidade: cérebro, cerebelo e tronco cerebral deixam de funcionar. Certas células cerebrais, nas camadas mais profundas, ainda podem estar ativas, porém a consciência está irreversivelmente perdida.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Fávaro: Não há risco de contaminação de IAAP pelo consumo de aves e ovos


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou nesta segunda-feira, 19, que não há risco de contaminação de gripe…


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou nesta segunda-feira, 19, que não há risco de contaminação de gripe…

Geral

Cracolândia: ‘Sou contrário a qualquer tipo de pulverização’, diz secretário de SP


O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou na tarde desta segunda-feira, 19, ser contrário…


O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou na tarde desta segunda-feira, 19, ser contrário…