Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de janeiro de 2026

Operação ‘Haras do Crime’ contra roubo em dutos da Transpetro prende sete pessoas


Por Agência Estado Publicado 22/01/2026 às 09h57
Ouvir: 00:00

Sete pessoas já foram presas na operação “Haras do Crime”, que o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Polícia Civil realizam nesta quinta-feira (22) contra uma quadrilha especializada no furto de petróleo por meio da perfuração clandestina de oleodutos da Transpetro. A ação acontece simultaneamente nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

“O objetivo da operação é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra os investigados, além de interromper de forma imediata as atividades ilegais. As investigações apontam que a quadrilha atua com estrutura organizada, possuindo hierarquia operacional, articulação fora do estado e divisão clara de tarefas entre os integrantes”, informou o governo estadual.

De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha atuava por meio de um ciclo criminoso integrado, que se iniciava com a perfuração do duto, realizada sob proteção armada. O petróleo extraído era transportado em caminhões-tanque, por rotas interestaduais, caracterizando o transporte clandestino. O produto era então comercializado com o uso de notas fiscais falsas, emitidas por empresas de fachada.

A polícia afirma que há comprovação de intimidação de testemunhas, destruição de provas eletrônicas e ocultação de equipamentos que eram usados na prática ilegal.

As investigações apontam que o material foi extraído em uma fazenda localizada em Guapimirim, na Baixada Fluminense, onde passa um trecho do oleoduto. O local pertence a uma família de contraventores, o que, segundo os investigadores, evidencia a dificuldade de fiscalização na região.

Segundo a Polícia Civil, os investigados também respondem como réus em outros processos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arthur Lima assume Secretaria de Justiça do Estado de SP; Roberto Carneiro vai para Casa Civil


O governo de São Paulo anunciou que, a partir desta sexta-feira, 23, Arthur Lima será o novo titular da Secretaria…


O governo de São Paulo anunciou que, a partir desta sexta-feira, 23, Arthur Lima será o novo titular da Secretaria…

Geral

Moraes será relator da ação que questiona bônus a policiais que ‘neutralizam criminosos’


A ação que questiona a lei do Estado do Rio de Janeiro que instituiu pagamento de gratificação a policiais civis…


A ação que questiona a lei do Estado do Rio de Janeiro que instituiu pagamento de gratificação a policiais civis…