Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Pílula do dia seguinte: confira 10 mitos e verdades sobre o método contraceptivo


Por Agência Estado Publicado 28/08/2020 às 17h19 Atualizado 25/02/2023 às 08h58
Ouvir: 00:00
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Diversos são os métodos contraceptivos para prevenir uma gestação antes ou durante a relação sexual, como a camisinha, dispositivo intrauterino (DIU), pílula anticoncepcional e implantes hormonais. A exceção é a pílula do dia seguinte (PDS), que evita a gravidez após o sexo.

Outro diferencial da PDS é o uso que, ao contrário dos outros métodos, não pode ser regular. “A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada como rotina porque ela tem 80% de eficácia. O método retarda o período ovulatório, mas se a mulher já ovulou não funciona. Não dá pra correr risco de 20% todo mês”, explica o ginecologista e obstetra da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), Geraldo Caldeira.

Ele ainda afirma que existe pouco conhecimento sobre o funcionamento da pílula e o quanto ela pode falhar. Veja, a seguir, as respostas do ginecologista sobre as principais dúvidas sobre esse método contraceptivo.

A pílula do dia seguinte é 100% eficaz?

É um mito. Se a paciente já ovulou, a pílula provavelmente não terá êxito, pois o espermatozoide pode fecundar o óvulo. A PDS é para tentar impedir a ovulação.

A pílula do dia seguinte provoca aborto?

Mito. Ela normalmente retarda ou inibe a ovulação, sendo assim não chega ocorrer uma gestação, portanto não ocorre um aborto.

Uma pílula do dia seguinte equivale a cinco pílulas anticoncepcionais de uso diário?

Mito, é uma informação errada. A composição dos métodos contraceptivos são diferentes. Enquanto a pílula do dia seguinte é composta apenas por progesterona, o anticoncepcional de uso diário é uma combinação de estrógeno e progesterona.

A pílula do dia seguinte engorda?

Mito, pois é tomada em dose única de dois comprimidos juntos ou em 24h e outro 48h após a relação sexual, sendo então um tempo muito curto para haver esse real efeito colateral.

Ela deve ser tomada no dia seguinte à relação sexual?

Verdade. O ideal é tomar entre 24h e 48h após a relação. Depois deste período, começa a apresentar uma maior chance de falhas.

Tomar a pílula do dia seguinte antes da relação sexual aumenta seu efeito?

Mito. Para a chance maior de eficácia, a recomendação é tomar em dose única de dois comprimidos juntos 24h após a relação.

Quem usa método anticoncepcional regular não deve tomar pílula do dia seguinte?

Verdade, não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte, pois a regular já inibe a ovulação.

A pílula do dia seguinte causa infertilidade?

Mito. Não há relação comprovada cientificamente entre uso de pílula do dia seguinte e infertilidade. Ela apenas produz uma irregularidade menstrual logo após a tomada no primeiro mês.

A pílula do dia seguinte tem mais efeitos colaterais do que a pílula anticoncepcional de uso diário?

Mito. A pílula de progesterona, PDS, normalmente não dá um efeito colateral acentuado, podendo dar dor de cabeça, de mama ou de estômago assim como qualquer pílula anticoncepcional.

O efeito da pílula do dia seguinte é perdido se a mulher ingerir bebida alcoólica depois de tomar a pílula?

Mito. O álcool não atrapalha o efeito da pílula do dia seguinte. Porém, se a mulher vomitar, é necessário tomar outra pílula.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Execução de delator do PCC: força-tarefa cumpre mandados de busca, apreensão e prisão


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…

Geral

11 Estados relatam falta de vacina; veja quais são e o que diz o governo


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…

Geral

Segunda adolescente australiana morre em caso de álcool adulterado no Laos


Uma segunda adolescente australiana que ficou gravemente doente após consumir álcool adulterado no Laos morreu em um hospital em Bangkok,…


Uma segunda adolescente australiana que ficou gravemente doente após consumir álcool adulterado no Laos morreu em um hospital em Bangkok,…