Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Primeiras declarações do papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais


Por Agência Estado Publicado 09/05/2025 às 07h04
Ouvir: 00:00

Líderes de todo o mundo comentaram a escolha do cardeal Robert Prevost. O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, e o presidente russo, Vladimir Putin, falaram em “momento significativo”, “apoio moral” e “diálogo construtivo”. Já o presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou o desejo de “melhorar o relacionamento” entre seu país e o Vaticano. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a “continuidade ao legado do papa Francisco”.

Durante seu discurso, Leão XIV pediu pela paz “desarmada e desarmante”, além da ajuda dos fiéis em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza. Para Lual, “não precisamos de guerras, ódio e intolerância”. “Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, afirmou.

Em um comunicado emitido pelo Kremlin, o presidente russo disse confiar “que o diálogo construtivo e a cooperação entre a Rússia e o Vaticano continuem se desenvolvendo com base nos valores cristãos que nos unem”. Já o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, pediu o apoio de Leão XIV na guerra contra a Rússia. “Neste momento decisivo para o nosso país, esperamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura. Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força – tanto espiritual quanto física – para cumprir sua nobre missão.”

O presidente israelense Isaac Herzog, após falar no desejo de melhor relação entre Israel e o Vaticano, defendeu o “fortalecimento da amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e ao redor do mundo”. “Que seu papado seja um período de construção de pontes e entendimento entre todas as crenças e povos. Que possamos ver o retorno imediato e seguro dos reféns ainda mantidos em Gaza e uma nova era de paz em nossa região e em todo o mundo”, disse.

DIÁLOGO

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, publicou um comunicado nas redes sociais parabenizando o novo papa. “Desejamos que seu pontificado seja guiado pela sabedoria e pela força, enquanto ele lidera a comunidade católica e inspira o mundo por meio de seu compromisso com a paz e o diálogo”, escreveu. A Casa Real espanhola também emitiu um comunicado elogiando o apelo de Leão XIV pela paz. “(Seu pedido) nos inspira, nos encoraja e reflete os desejos e sentimentos mais profundos do povo espanhol”, afirmou. Sobre o mesmo tema falou a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. “Reafirmo nossa convergência humanista em prol da paz e da prosperidade.”

Também a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni elogiou o chamado de Leão XIV “à paz, à fraternidade e à responsabilidade”. “Um legado espiritual que segue o caminho traçado pelo papa Francisco e que a Itália olha com respeito e esperança”, escreveu.

MAZELAS

O primeiro-ministro britânico Keir Starmer falou em um “novo capítulo” para a liderança da Igreja Católica. “Como o papado de Francisco mostrou, a Santa Sé tem um papel especial para unir pessoas e nações para tratar as maiores mazelas dos nossos tempos; especialmente em relação às mudanças climáticas, redução da pobreza e promoção da paz e da justiça ao redor do mundo”, disse.

“Uno-me aos católicos do Canadá e de todo o mundo para felicitar o Cardeal Robert Francis Prevost pela sua eleição como papa. A fumaça branca que se eleva sobre a Capela Sistina assinala o início de um novo papado, um momento de renovação, esperança e unidade para mais de um bilhão de fiéis em todo o mundo. Este é um momento histórico para a comunidade católica e para todos aqueles que buscam a orientação do Vaticano”, disse o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. “Em um momento de profundos desafios globais, que seu pontificado seja marcado pela sabedoria, pelo discernimento, por um profundo compromisso com o bem comum e pela dignidade de todos.”

Javier Milei, presidente da Argentina, disse esperar “um novo capítulo” para a Igreja. “Mais do que nunca, esperamos que a voz do papa ressoe com força na defesa dos pilares que sustentaram a civilização: a vida, como dom principal; a liberdade, como dom sagrado do Criador; e a propriedade privada, como fundamento da responsabilidade pessoal e do desenvolvimento dos povos”, disse.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caminhão tomba em cima de carro e mata quatro homens em rodovia de SP


Quatro homens morreram na manhã desta terça-feira, 16, após um caminhão tombar e cair em cima do veículo onde eles…


Quatro homens morreram na manhã desta terça-feira, 16, após um caminhão tombar e cair em cima do veículo onde eles…

Geral

Enel cumpriu só 11% de plano anual de podas de árvores em SP, diz gestão Nunes: ‘Pífio’


A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta terça-feira, 16, que a concessionária de energia Enel só cumpriu 11% do plano…


A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta terça-feira, 16, que a concessionária de energia Enel só cumpriu 11% do plano…

Geral

Defesa Civil dispara alerta severo para tempestades em São Paulo nesta terça-feira


A Defesa Civil de São Paulo disparou na tarde desta terça-feira, 16, um alerta severo para tempestades na capital paulista….


A Defesa Civil de São Paulo disparou na tarde desta terça-feira, 16, um alerta severo para tempestades na capital paulista….