Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Quais são as duas praias brasileiras que figuram entre as 50 melhores do mundo?


Por Agência Estado Publicado 01/05/2025 às 07h53
Ouvir: 00:00

Duas praias brasileiras figuram na lista das 50 melhores do mundo, segundo a World’s 50 Best Beaches, premiação mundial anual cujo ranking de 2025 foi divulgado nesta quinta-feira, 29. O Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense, e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha.

A melhor praia do mundo, segundo o ranking, é Cala Goloritzé, na Itália, seguida por Entalula, em Palawan, nas Filipinas, e Bang Bao, na Tailândia. Votaram mais de 1.000 profissionais de turismo de diversas nacionalidades, habituados a viajar pelo mundo e especialmente pelas praias.

No texto sobre o Pontal do Atalaia, a publicação afirma que a praia tem areia branca e fina e águas claras e calmas e é “particularmente conhecida por suas vistas espetaculares”: “Do alto das falésias ao redor, os visitantes podem desfrutar de panoramas de tirar o fôlego do litoral e das ilhas próximas, tornando-se um destino verdadeiramente único”.

image
Pontal do Atalaia | Foto: Divulgação

A World’s 50 Best Beaches também relembra que Arraial do Cabo é chamada de “Caribe brasileiro” e que, embora toda a região abrigue muitas praias deslumbrantes, Pontal do Atalaia “se destaca por sua tranquilidade, em grande parte devido ao seu acesso mais desafiador”. A praia só pode ser acessada de barco ou por uma caminhada íngreme, o que ajuda a mantê-la menos lotada, mesmo em dias movimentados.

“Procure dias em que o vento sopra de trás da praia em direção à água, bem como dias com pouco ou nenhum vento”, recomenda a publicação, que destaca o mar agitado em dias de ventania, já que a praia fica de frente para mar aberto.

A Baía do Sancho, por sua vez, foi classificada como a 25ª melhor praia do mundo. “Os penhascos ao redor proporcionam um cenário deslumbrante para as águas cristalinas de tom esmeralda e as areias douradas”, registra a World’s 50 Best Beaches. Segundo a publicação, o isolamento da praia e a ausência de empreendimentos comerciais realçam sua atmosfera tranquila, tornando-a um refúgio perfeito para quem busca paz e beleza natural.

image
Baía do Sancho | Foto: Divulgação

Outro benefício é estar dentro de uma área de proteção ambiental. “Seu status de proteção dentro de um parque marinho nacional ajuda a manter sua condição intocada e garante aos visitantes uma experiência incrível sem aglomerações”, diz o texto, que ressalta ainda a dificuldade de acesso: “Acessível apenas por barco ou por uma escada íngreme através de estreitas fendas rochosas, esta praia isolada oferece uma experiência incomparável”.

As orientações quanto ao vento e às ondas são as mesmas de Pontal do Atalaia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Avião com sete pessoas a bordo tomba ao pousar no Aeroporto da Pampulha


Um avião de pequeno porte tombou durante o pouso no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da tarde…


Um avião de pequeno porte tombou durante o pouso no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da tarde…

Geral

MPF apura falta de políticas públicas no combate à violência contra a mulher no Estado de SP


O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta quinta-feira, 18, um inquérito civil para apurar a possível falta de políticas públicas…


O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta quinta-feira, 18, um inquérito civil para apurar a possível falta de políticas públicas…