Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Quais são as revistas científicas na mira do governo Trump?


Por Agência Estado Publicado 30/05/2025 às 21h15
Ouvir: 00:00

Depois de atacar Harvard e outras universidades, a gestão do presidente Donald Trump cogita proibir pesquisadores ligados ao governo americano de publicar seus artigos científicos nas principais revistas do mundo. Foi o que disse na última terça-feira, 27, o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr.

“Provavelmente vamos parar de publicar no Lancet, New England Journal of Medicine, JAMA e esses outros periódicos porque todos eles são corruptos”, disse Kennedy durante participação no podcast Ultimate Human. Segundo o secretário, o governo americano estuda criar uma publicação própria para divulgar esses artigos.

Lancet é uma revista semanal de medicina criada em 1823 pelo médico e parlamentar inglês Thomas Wakley (1795-1862), que foi editor da publicação por décadas. Sua sede fica em Londres, mas ela tem escritórios nos Estados Unidos e na China. A Lancet afirma receber mais de 30 milhões de visitas anuais ao seu site.

O New England Journal of Medicine foi fundado em 1812 nos Estados Unidos pelo médico John Collins Warren (1778-1856). É publicado semanalmente pela Massachusetts Medical Society e, segundo seu site, a versão impressa e a online são lidas por mais de um milhão de pessoas, toda semana.

A publicação afirma receber mais de 16 mil pesquisas para serem avaliadas e apenas 5% chega a ser publicado, após rigorosa revisão feita por médicos. Mais da metade das pesquisas recebidas é produzida fora dos Estados Unidos.

“Usamos rigorosos processos de revisão por pares e editoriais para garantir a objetividade e confiabilidade da pesquisa que publicamos”, disse a New England Journal of Medicine em comunicado por e-mail, após as críticas feitas pelo secretário norte-americano. “NEJM continuará focado em publicar avanços científicos para melhorar a saúde dos americanos e das pessoas ao redor do mundo”, concluiu.

O Journal of the American Medical Association (Jama) é uma revista médica criada em 1883 pela Associação Médica dos Estados Unidos, com o médico Nathan Smith Davis como primeiro editor. São publicadas 48 edições ao ano, e a revista também afirma receber cerca de 30 milhões de visitas anuais ao site, como Lancet.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro, Tarcísio e Nunes vão acionar Aneel para romper contrato com a Enel em SP


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito…


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito…

Geral

Caminhão tomba em cima de carro e mata quatro homens em rodovia de SP


Quatro homens morreram na manhã desta terça-feira, 16, após um caminhão tombar e cair em cima do veículo onde eles…


Quatro homens morreram na manhã desta terça-feira, 16, após um caminhão tombar e cair em cima do veículo onde eles…

Geral

Enel cumpriu só 11% de plano anual de podas de árvores em SP, diz gestão Nunes: ‘Pífio’


A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta terça-feira, 16, que a concessionária de energia Enel só cumpriu 11% do plano…


A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta terça-feira, 16, que a concessionária de energia Enel só cumpriu 11% do plano…