Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Queimadas: SRB critica possibilidade de confisco de propriedades atingidas por incêndios


Por Agência Estado Publicado 18/09/2024 às 16h59
Ouvir: 00:00

A Sociedade Rural Brasileira criticou, em nota, o estudo de medidas pelo governo federal para confiscar propriedades rurais atingidas por incêndios florestais. A possibilidade vem sendo sinalizada pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. “É inadmissível a adoção de medidas que relativizam o direito de propriedade dos produtores rurais brasileiros que, diariamente, tentam evitar e mitigar os prejuízos de incêndios criminosos. É essencial salientar que o confisco é um instrumento utilizado pela legislação criminal brasileira em casos de comprovado crime de redução à condição análoga à escravidão e ao crime de tráfico de drogas”, refutou a SRB, na nota.

A SRB afirmou que os produtores rurais são os “principais interessados” na responsabilização dos envolvidos em práticas criminosas, como os casos recentes dos incêndios registrados em São Paulo. “No entanto, a SRB defende que a medida, anunciada pela ministra, pode penalizar, gravemente e indevidamente, produtores rurais que atuam de forma responsável. Preservar o direito de propriedade garante o respaldo do Estado ao produtor rural, que está, neste momento, com seu próprio maquinário, com apoio da sociedade civil e com as forças de segurança pública, combatendo incêndios criminosos no Brasil”, argumentou a entidade.

Por fim, a SRB defendeu ainda que haja um “rigoroso” processo de investigação e comprovação antes da aplicação de qualquer sanção. “Para evitar que proprietários rurais que são vítimas de crimes ambientais, sejam duplamente prejudicados. Defendemos que a solução para combater incêndios criminosos está na combinação de parcerias entre o setor rural e os órgãos de controle, como estruturação de guardas contra incêndio regionalizadas”, concluiu.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enel SP: falta de luz ainda atinge 468 mil consumidores


A Enel SP ainda tem 468 mil clientes sem energia em sua área de concessão, o equivalente a 5,5% de…


A Enel SP ainda tem 468 mil clientes sem energia em sua área de concessão, o equivalente a 5,5% de…

Geral

Fontana Experts assume como administradora na recuperação judicial da FMU


A Fontana Experts (FEX) substituirá a Excelia Administração Judicial no processo de recuperação judicial do Centro Universitário FMU. A mudança…


A Fontana Experts (FEX) substituirá a Excelia Administração Judicial no processo de recuperação judicial do Centro Universitário FMU. A mudança…