Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Quem foi Oil Man, personagem icônico de Curitiba que morreu aos 64 anos


Por Agência Estado Publicado 29/03/2025 às 20h01
Ouvir: 00:00

O biólogo e professor Nelson Rebello, conhecido como Oil Man, morreu na manhã deste sábado, 29, em Curitiba, aos 64 anos. Figura folclórica nas ruas da cidade por andar sempre de sunga, tênis e com o corpo untado com óleo bronzeador, ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, segundo o Hospital Evangélico Mackenzie, onde estava internado.

De acordo com a assessoria do hospital, Rebello estava internado desde a última quarta-feira e teve uma parada cardiorrespiratória nesta madrugada. O motivo para a internação não foi divulgado, mas o hospital esclareceu na nota divulgada que a morte não “tem relação com os ferimentos sofridos na segunda-feira, 24, após ser atacado por seu cachorro em casa”.

O prefeito de Curitiba (PSD), Eduardo Pimentel, decretou luto oficial na cidade no domingo, 30.

image
Foto: Reprodução/Redes sociais

Quem foi Nelson Rebello, o Oil Man

Rebello era considerado uma figura emblemática da cidade desde o fim dos anos 90, quando passou a andar pelas ruas de Curitiba em geral acompanhado de uma bicicleta. Um de seus pontos favoritos da cidade era a Rua XV de Novembro. Em 2011 foi homenageado pelos ciclistas da cidade.

Oil Man era biólogo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor aposentado.

Ele acabou ganhando fama nacional depois de dar entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo. Exibida do famoso quadro Me Leva, Brasil, de Maurício Kubrusly, a reportagem desvendou o personagem criado pelo curitibano, que, então aos 47 anos, tinha cinco bicicletas, morava sozinho com a mãe e era fã de Elvis Presley.

“O Oil man é um tipo de caipira. Considero como se fosse uma obra de arte, uma teoria de bem-estar e saúde, existe alguma coisa de super-herói mesmo”, disse ao programa. O traje diminuto do herói era mantido “até no inverno de Curitiba”.

O sepultamento está previsto para este domingo, 30, às 11h, no Cemitério Municipal Água Verde.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lamentaram a morte de Rebello em postagens nas redes sociais.

“Uma das maiores personalidades da nossa cidade nos deixou neste sábado”, escreveu o governador.

“Vai fazer falta. Minha solidariedade aos familiares”, escreveu Pimentel.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

1 comentário

  • Gerson Antonio
    30/03/2025 às 15:31

    É, sou Gaúcho. Maringá. Curitiba, e encontrava- o por aqui.
    Boa tarde!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SP registra nos primeiros 11 meses de 2025 o maior número de mortes de pedestres desde 2015


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…

Geral

Alesp aprova projeto que autoriza sepultamento de cães e gatos junto aos donos


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…

Geral

Anvisa proíbe comercialização de quatro marcas de suplementos; veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…