Saiba qual fruta antioxidante fortalece os ossos e protege o colágeno
Pouco valorizada no cardápio diário, a ameixa seca tem ganhado fama nos bastidores da saúde como um verdadeiro “ouro negro” funcional. Segundo a médica nutróloga Bruna Durelli, especialista em saúde metabólica, essa pequena fruta é potente na proteção óssea e na manutenção do colágeno, atuando em áreas essenciais para o envelhecimento saudável.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Benefícios da ameixa seca:
- Rica em vitamina K, magnésio, potássio e boro.
- Contribui para a densidade óssea e prevenção da osteoporose.
- Protege o colágeno da pele e articulações.
- Fonte de polifenóis, que combatem os radicais livres.
- Pode ter efeito laxativo e exige moderação em dietas específicas.
“A ameixa seca é uma fruta riquíssima em fibras, vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina K, magnésio, potássio e boro”, afirma Bruna Durelli ao Metrópoles. “Esses nutrientes são importantes para a manutenção da densidade óssea e prevenção da osteoporose”.
LEIA TAMBÉM: Veja quais bairros de Maringá registram os maiores índices de infestação da dengue

A especialista ainda destaca o papel antioxidante do alimento por conta da presença de polifenóis, compostos que ajudam a reduzir os radicais livres. Isso ajuda a preservar as fibras de colágeno presentes na pele, nas articulações e em outros tecidos do corpo.
No entanto, Bruna reforça que a fruta não fornece colágeno diretamente. “Ela atua na manutenção e preservação dessa estrutura, o que já é extremamente valioso”.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
