03 de julho de 2025

Satélite da Nasa volta à atmosfera terrestre após 56 anos e se desintegra no ar; VÍDEO


Por Victor Ramalho Publicado 02/09/2020 às 19h49 Atualizado 25/02/2023 às 10h21
Ouvir: 02:56
Satélite OGO-1 havia sido lançado em 1964 e se despedaçou no ar antes de cair no Pacífico Sul, no último sábado, 29 | Foto: Reprodução/NASA

Um satélite da Nasa se desintegrou no ar após voltar à atmosfera da Terra no último sábado, 29, após 56 anos no espaço. O momento em que o objeto retorna ao planeta em pedaços foi registrado em vídeo pela Agência Espacial Americana e por vários aviões, antes dos fragmentos caírem no Pacífico Sul.

O satélite, chamado de OGO-1, foi lançado no espaço em 1964, para integrar o projeto Orbiting Geophysical Observatory. O objetivo da missão, à época, era de estudar uma região conhecida como magnetosfera, bastante afetada pelo campo magnético da Terra.

A pesquisa foi encerrada no início da década de 1970 e o equipamento colocado em modo de espera em 1969. Desde então, a Nasa aguardava o retorno do objeto ao planeta. Durante o período em que esteve ‘desligado’ no espaço, o satélite deu várias voltas ao redor da Terra, ao lado de vários outros objetos descartados como ‘lixo espacial’. No último fim de semana, no entanto, ele foi finalmente atraído pela força gravitacional terrestre.

Outras espaçonaves do projeto já haviam retornado ao planeta

Agora, os 6 satélites da OGB já retornaram à Terra | Foto: Arquivo/NASA

Ao todo, a missão Orbiting Geophysical Observatory foi composta por 6 satélites, sendo o OGO-1 o último a retornar à Terra no último sábado. Os outros cinco integrantes do projeto voltaram para a atmosfera em 2011 e também se despedaçaram no ar. Curiosamente, o equipamento que voltou ao planeta no fim de semana havia sido o primeiro a ser lançado para o estudo, na década de 1960.

Satélite se despedaçando no ar foi registrado em vídeo; ASSISTA

A Agência Espacial Americana foi notificada do impacto pela primeira vez no dia 25 de agosto. Inicialmente, os técnicos acreditavam se tratar de um asteroide. Porém, após verem se tratar de um satélite, eles começaram a monitorar o objeto para determinar aonde seria a queda.

Cálculos de engenheiros da Nasa concluíram que o equipamento cairia no Pacífico Sul, próximo ao Taiti. O flagrante da queda foi registrado por um membro da PYF Spotters, grupo de observação de aviões. ASSISTA ABAIXO:

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Ataques a ônibus em SP: Polícia descarta ação de facções e identifica adolescentes envolvidos


A Polícia Civil de São Paulo identificou a participação de adolescentes em alguns atos de vandalismo contra ônibus que ocorreram…


A Polícia Civil de São Paulo identificou a participação de adolescentes em alguns atos de vandalismo contra ônibus que ocorreram…

Geral

43 pinguins são encontrados mortos em praias do Litoral Norte de SP em apenas três dias


Todo ano, entre junho e setembro, acontece a temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães no litoral norte de São Paulo. Infelizmente,…


Todo ano, entre junho e setembro, acontece a temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães no litoral norte de São Paulo. Infelizmente,…