Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de dezembro de 2024

SpaceX foi a escolhida para tirar de órbita a estação espacial internacional; entenda


Por Agência Estado Publicado 27/06/2024 às 15h04
Ouvir: 00:00
image-101-21
Foto: SpaceX/Divulgação

A agência espacial norte-americana Nasa anunciou na quarta-feira, 26, que a SpaceX, empresa do bilionário sul-africano Elon Musk, foi escolhida como a responsável pela construção do veículo que tirará a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) de órbita ao fim de sua vida útil, em 2030.

O contrato para o desenvolvimento desse veículo, chamado US Deorbit Vehicle, é de US$ 843 milhões. A ideia é que ele seja capaz de levar a ISS ao seu destino final quando a Nasa e seus parceiros determinarem o final de sua utilidade dentro de seis anos.

A estação está em órbita a cerca de 400 quilômetros acima da superfície terrestre. Desde o ano 2000, ela serve de lar provisório para equipes de astronautas.

O veículo da SpaceX, que pode ser lançado ainda nesta década, guiará a estação quando ela sair da órbita terrestre. Calcula-se que ele e a ISS colidam com a atmosfera da Terra viajando a aproximadamente 27 mil quilômetros por hora.

“Selecionar o US Deorbit Vehicle para a Estação Espacial Internacional ajudará a Nasa e seus parceiros internacionais a garantirem uma transição segura e responsável para a órbita baixa da Terra ao final das operações da estação”, afirmou Ken Bowersox, administrador associado do Diretório de Missões de Operações Espaciais da Nasa, em comunicado da agência.

O ano de 2030 marcará pouco mais de três décadas que a ISS orbita a Terra. A estação, que se estende pelo tamanho aproximado de um campo de futebol, é chefiada por agências de países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Rússia. Na quarta-feira, a Nasa informou que “a retirada segura da Estação Espacial Internacional de órbita é responsabilidade de todas as cinco agências espaciais”, ou seja, a europeia, canadense, russa, japonesa e norte-americana.

Anteriormente, a agência dos Estados Unidos já havia afirmado ter esperanças de que o veículo responsável pelo empreendimento pudesse ser lançado até dezembro de 2028, adicionando que exigiria sua prontidão até 2029.

Na ISS, são realizados inúmeros experimentos ligados às ciências naturais e físicas em condições que não se atingem na Terra. Assim, o local tem uma enorme importância tecnológica e científica.

De acordo com a Nasa, as lições aprendidas a bordo da Estação Espacial Internacional estão ajudando a passar o bastão para futuras estações comerciais. “O laboratório continua a ser um modelo para ciência, exploração e parcerias no espaço para o benefício de todos”, acrescenta Bowersox.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criminosos encapuzados e armados fazem arrastão em bar da zona oeste de SP


Clientes de um bar no Butantã, na zona oeste de São Paulo, foram vítimas de um arrastão na noite do…


Clientes de um bar no Butantã, na zona oeste de São Paulo, foram vítimas de um arrastão na noite do…