Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de fevereiro de 2026

STF marca audiência em 13 de março para avaliar plano da União sobre combate a incêndios


Por Agência Estado Publicado 21/01/2025 às 17h36
Ouvir: 00:00
image
Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou uma nova audiência de conciliação para avaliar o andamento dos planos apresentados pela União para combater incêndios na Amazônia e no Pantanal. O encontro será realizado em 13 de março com representantes do governo federal e dos 10 Estados que integram os biomas.

No despacho proferido na tarde desta terça-feira, 21, Dino disse que os esforços realizados pelo STF, pelo governo federal e pelos Estados estão alinhados ao Acordo de Paris, que estabelece metas para frear a crise do clima.

“Esse imprescindível instrumento para o futuro da humanidade, ao enfrentar os efeitos deletérios das mudanças climáticas, frisa a
importância de assegurar a integridade de todos os ecossistemas, incluindo os oceanos, e a proteção da biodiversidade, reconhecida por algumas culturas como Mãe Terra”, citou o ministro.

O magistrado também determinou medidas complementares aos Estados, como um estudo para identificar se há necessidade de ampliar o número de analistas de meio ambiente e a qualificação necessária para o desempenho das atividades vinculadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e à regularização ambiental. Os entes também deverão identificar e disponibilizar os insumos necessários à análise dinamizada do CAR. O prazo é de 30 dias.

Em setembro do ano passado, Dino mandou os Estados mapearem as ações judiciais que tratam sobre crimes ambientais, entre eles a falsidade no âmbito do CAR, e tomarem medidas para dar a devida tramitação legal a essas ações.

Na decisão proferida nesta terça, o ministro ainda determinou que todos os Estados e municípios dos dois biomas usem o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) em 60 dias com o objetivo de melhorar a transparência e a fiscalização. Em reunião técnica realizada em dezembro, um representante do Ibama disse que a falta de uso do sistema por parte dos municípios dificulta as operações de fiscalização e o combate ao desmatamento.

Dino tem conduzido audiências de conciliação no âmbito de ação julgada em março de 2024, na qual o STF deu 90 dias para que o Executivo apresentasse um plano de prevenção e combate às queimadas.

Em setembro, diante da multiplicação de focos de incêndio pelo País, Dino autorizou o governo a usar créditos extraordinários para combater as queimadas e determinou a convocação imediata de bombeiros de Estados não atingidos por queimadas, entre outras medidas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa Civil alerta para chuva forte com risco de granizo e ventos em SP até terça-feira


A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a ocorrência de chuvas persistentes entre esta segunda-feira, 2,…


A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a ocorrência de chuvas persistentes entre esta segunda-feira, 2,…

Geral

Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos, na Grande SP; ninguém ficou ferido


Um prédio de quatro andares desabou na madrugada desta segunda-feira, 2, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. De…


Um prédio de quatro andares desabou na madrugada desta segunda-feira, 2, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. De…

Geral

SP: mulher é achada morta em casa da zona sul; filha de 2 anos estava no berço e foi socorrida


Uma mulher de 34 anos foi encontrada morta dentro de casa na manhã deste domingo, 1º, no bairro da Saúde,…


Uma mulher de 34 anos foi encontrada morta dentro de casa na manhã deste domingo, 1º, no bairro da Saúde,…