Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Teor alcoólico de pães de forma: indústria alimentícia aponta falhas em estudo; Proteste rebate


Por Agência Estado Publicado 15/07/2024 às 19h49
Ouvir: 00:00
bread-5671124_1280

Um estudo recente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) chamou a atenção ao mostrar a presença de teor alcoólico acima do esperado em algumas marcas de pão de forma populares no Brasil. Em meio à questão, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulgou nota nesta segunda-feira, 15, na qual aponta falhas e inconsistências no estudo da Proteste.

No estudo, intitulado Tem álcool no seu pão de forma, a Proteste analisou dez marcas e concluiu que, se os pães fossem bebidas, pela legislação, seis delas seriam consideradas alcoólicas, já que ultrapassaram o valor de 0,5% de teor alcoólico em sua composição. A causa disso seriam os altos teores de agentes conservantes antimofo.

A entidade da indústria questionou essa informação, bem como a de que o consumo de parte dos produtos analisados poderia acarretar em problemas em testes de bafômetro. “Na conclusão, a Proteste comparou seus resultados com valores descritos em legislações de bebidas alcoólicas, sem estabelecer relação do possível álcool presente em alimentos e o álcool das bebidas alcoólicas”, afirmou.

Além disso, segundo eles, os resultados do teor alcoólico nos pães de forma foram comparados com o teste de bafômetro sem considerar a ingestão dos pães, e “a comparação foi feita apenas por uma regra de três, o que é inadequado”, completou. Também segundo a instituição, a pesquisa é assinada por um profissional que não apresenta o número de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Ainda de acordo com a Abimapi, a Proteste mencionou apenas a técnica de análise e não uma metodologia validada por órgão competente. A associação disse também que a indústria não teve oportunidade de avaliar contraprovas, pois os lotes já estavam vencidos no momento da publicação.

A associação diz ainda que “não há menção da data da primeira análise, tampouco da data de validade dos produtos utilizados na amostra, dificultando a verificação da validade e atualidade dos resultados.

O que diz a Proteste

Segundo a associação de defesa do consumidor, o teste foi realizado por laboratório devidamente acreditado no Inmetro e no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A instituição explica que o teste foi assinado e conduzido por responsável técnico e que a metodologia utilizada pelo laboratório parceiro foi a de “cromatografia a gás” com detecção no headspace (gás volatizado) da quantidade de etanol na amostra.

A Proteste informou ainda que encaminhou todos os laudos para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a autoridade adote as medidas legais e administrativas cabíveis.

“A nota de discordância da Abimapi faz parte do Estado Democrático de Direito, entretanto, entendemos que a referida associação também deveria se preocupar com os resultados dos testes em questão”, disse a Proteste, em nota.

Além disso, a associação afirma que, ao divulgar os resultados dos testes, apenas exerce o direito constitucional à informação e que qualquer tentativa de impedir essa informação deve ser considerada uma censura.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diretor de presídio encomendou morte de juiz, diz detento


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…

Geral

Firjan inaugura unidade de R$ 8 milhões focada em Tecnologia da Informação, na próxima sexta


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…

Geral

Alesp aprova projeto de Tarcísio e isenta de IPVA motos de até 180 cilindradas


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…