Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de fevereiro de 2026

Wegovy em comprimido é submetido à aprovação da Anvisa, segundo Novo Nordisk


Por Agência Estado Publicado 03/02/2026 às 18h52
Ouvir: 00:00

A farmacêutica Novo Nordisk informou que solicitou, em 30 de janeiro, a aprovação da versão oral de Wegovy (cujo princípio ativo é a semaglutida) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento, vendido atualmente em forma de caneta injetável, é indicado para o tratamento da obesidade e a redução dos riscos cardiovasculares associados ao excesso de peso.

O pedido envolve a formulação em comprimidos de 25 mg – dose maior do que a versão injetável, de 2,4 mg. Segundo a farmacêutica, a solicitação é baseada nos resultados de um estudo que apontou perda de peso média de aproximadamente 17% em adultos com obesidade ou sobrepeso e ao menos uma comorbidade – desempenho semelhante ao observado com a versão injetável do medicamento.

A Novo Nordisk informou ainda que o perfil de segurança e tolerabilidade da versão oral foi consistente, com eventos adversos predominantemente leves ou moderados, como efeitos gastrointestinais de manejo simples e semelhantes aos observados com a semaglutida injetável.

Atualmente, o único medicamento oral da classe dos agonistas de GLP-1 disponível no mercado é o Rybelsus, na dose de 14 mg. De acordo com a vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil, Priscila Mattar, a empresa avalia que ampliar as opções terapêuticas pode contribuir para uma melhor adesão ao tratamento da obesidade.

“Com a apresentação oral, esperamos ampliar o alcance dessa terapia, que possui eficácia já comprovada e que pode não apenas levar a uma perda de peso relevante, mas também proteger coração, rins, fígado e articulações”, afirmou a executiva em comunicado.

No fim de dezembro do ano passado, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou a versão em comprimido do Wegovy.

Para quem o Wegovy é indicado?

No Brasil, o Wegovy foi aprovado pela Anvisa para o tratamento de pessoas com obesidade ou com sobrepeso associado a pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso. O medicamento também é indicado para o tratamento da esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH, na sigla em inglês) em adultos com fibrose moderada a avançada, sem cirrose hepática.

Nesta semana, a agência aprovou ainda o uso da versão injetável do medicamento para a redução do risco de eventos cardiovasculares graves, como enfarte e acidente vascular cerebral (AVC), em pacientes com sobrepeso ou obesidade.

Segundo a farmacêutica, o uso da semaglutida deve estar associado a uma dieta com redução calórica e ao aumento da atividade física para o controle do peso. No Brasil, a venda é feita somente mediante apresentação de receita médica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia científica confirma que corpo encontrado em Caldas Novas é de corretora que desapareceu


A Polícia Científica de Goiás confirmou nesta terça-feira, 3, que um corpo encontrado em uma região de mata de Caldas…


A Polícia Científica de Goiás confirmou nesta terça-feira, 3, que um corpo encontrado em uma região de mata de Caldas…

Geral

Duas pessoas ficam feridas após queda de árvore na zona sul de São Paulo


Ao menos duas pessoas ficaram feridas na tarde desta terça-feira, 3, após serem atingidas por uma árvore que caiu perto…


Ao menos duas pessoas ficaram feridas na tarde desta terça-feira, 3, após serem atingidas por uma árvore que caiu perto…

Geral

Chuva deixa zona leste de São Paulo em estado de atenção para alagamentos


O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou a zona leste da capital em…


O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou a zona leste da capital em…