Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Governador lança Parque Tecnológico do Tecpar em Maringá


Por Agência Estadual de Notícias, Especial Expoingá Publicado 16/05/2019 às 20h00 Atualizado 22/02/2023 às 01h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta quinta-feira (16) o Parque Tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá. Durante reunião do secretariado realizada na Expoingá, o governador assinou o edital de chamamento de empresas de base tecnológica para o local.

“Este Parque Tecnológico será referência na área de inovação em todo o país e um propulsor na geração de emprego e renda na região de Maringá, incentivando o desenvolvimento e a industrialização da região”, afirmou o governador.

A iniciativa do Governo do Estado, ele enfatizou, é estratégica e atende a mobilização da sociedade regional, liderada pela prefeitura e pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). A região conta com o Governo como parceiro ao estímulo ao empreendedorismo, à inovação e ao acesso a novas tecnologias, em especial na área da saúde.

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, explicou que o local estará disponível para que empresas brasileiras e internacionais tragam, em um mesmo ambiente, possibilidades múltiplas de industrialização, com foco na inovação e tecnologia de ponta, mas também aberto para outros setores, como saúde, energia e engenharia.

“Maringá já se destaca por ser um polo de desenvolvimento. O Governo do Estado fica ainda mais motivado a instalar esse espaço de crescimento nesta cidade”.

Indutor 

O Tecpar será o gestor do Parque Tecnológico e também estará presente com uma unidade produtiva. Por meio do Governo do Estado e do Governo Federal, o Instituto estima investir R$ 80 milhões em soluções que atenderão a saúde pública brasileira, em especial para o tratamento de alto custo.

O governador Ratinho Junior enfatizou que o Tecpar tem a responsabilidade, também, de pensar na saúde humana e animal, em como avançar nas pesquisas científicas e ajudar a pensar a modernização do Paraná.

“Nossa ideia é fazer com que o instituto seja um dos indutores do desenvolvimento tecnológico e continue sendo essa referência que já é para o Brasil, avance ainda mais e possa ampliar parcerias também com a área privada”, enfatizou Ratinho Junior.

“Isso tudo se traduz em geração de emprego e renda para a região Noroeste e mostra o comprometimento do Governo do Estado com a melhora da qualidade de vida da população paranaense e o desenvolvimento regional. Estamos avançando tornar o Paraná o Estado mais moderno do Brasil”.

Desenvolvimento e turismo

Na reunião do secretariado, o governador também recebeu demandas do município, encaminhadas por entidades como o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Um dos focos de atuação do Governo do Estado, o fomento ao turismo também foi tema da reunião do secretariado. A prefeitura de Porto Rico, que fica a 170 quilômetros de Maringá, apresentou o projeto de revitalização da orla do rio Paraná. A praia de água doce é um grande atrativo turístico da região e recebe centenas de turistas semanalmente.

Presenças

Além de secretários de Estado, presidentes de estatais e diretores de autarquias, a reunião contou com a presença do prefeito de Maringá, Ulisses Maia; da presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo; do presidente do Codem, José Roberto Lourenço Mattos; e dos deputados estaduais Tiago Amaral, Alexandre Curi, Do Carmo, Homero Marchese e Evandro Araújo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação