Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Governo: faz mudanças e tem críticas


Por Gilson Aguiar Publicado 29/07/2019 às 12h08 Atualizado 23/02/2023 às 16h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Não sou fã do atual presidente. Seu perfil enquanto a maior autoridade do país me constrange. Mas não nego, tem uma parte de sua equipe de ministros de um excelente padrão. Paulo Guedes ilustra bem o que o governo tem de melhor. Talvez o presidente deveria ser mais eficiente para justificar politicamente os atos necessários da economia.

Vivemos em uma país acostumado com o Estado máximo. Criamos uma nação em torno do poder da máquina pública, nem sempre tão pública assim. O Brasil se fez mais pela força da imposição do que pela representação das forças sociais. Sejam elas quais fossem ou são. Fomos paridos pelo Estado Nacional e não parimos a pátria. O autoritarismo é um hábito maior que a liberdade de escolha.

Nossa dificuldade com a democracia vem desta condição de nascimento. Nos acostumamos a nos submeter ao poder público, a cumprir o ritual de mando sem ocupar os espaços de protagonismos que toda a democracia deve ter. Quando temos problemas concretos para serem resolvidos, a democracia pode dar lentidão a solução. Também, ela, é a condição única de reação sem imposição e de forma duradoura. O mercado de trabalho, trabalhador e sua qualificação, são um dos temas importantes neste ambiente.

Mês passado o governo gerou mais de 48,4 mil empregos. É o melhor índice dos últimos 3 anos. Um bom sinal. Contudo, entre 2002 e 2013 o Brasil gerou em média, mensal, de mais de 170 mil postos de trabalho. Se fizermos uma comparação simples, sem levar em conta o contexto dos dois momentos, podemos concluir que estamos longe do ideal.

A avaliação da nossa realidade deve ser colocada no contexto, tanto em extensão como em intensidade. Estamos melhorando e começando a dar sinais de recuperação da maior crise vivida nos últimos três anos. Não é uma melhora de resfriado ou gripe. Acabamos de sair da UTI. Esta nossa crise econômica foi agravada por uma crise política que ainda tem seus rescaldos. Ainda dá para sentir o cheiro de “podridão” que exala das relações ilícitas de poder.

Por mais que não tenha simpatia alguma pela pessoa ou personagem do atual presidente. Por que, às vezes, me confunde o que o mandatário da nação fala. Não sei se por acreditar ou querer gerar impacto político sem sentido lógico, fica caricaturesco. Excessivo e desnecessário como foi um dos seus antecessores. Não podemos colocar as nossas vidas em um palco, um teatro. Ela é uma realidade que nos é cara e não se resume em trocas inúteis de farpas por coisas sem valor.

Emprego é um fato real. Investimento na expansão do mercado de trabalho, de empresas, de negócios, na qualificação das pessoas, são necessidades. Isto não se resolve com canetadas e falas ao vento e sim com a ação. Precisamos de comportamentos que nos levem a uma recuperação sólida e não ilusória.

Nunca me esquecerei do momento de euforia e sensacionalismo populista dos dois primeiros mandatos do governo petista. “Todos” passaram a ter crédito e o confundimos com renda. Agora, nos endividamos. Temos que pagar a conta.

Fomos nós mesmos que recebemos pelo correio o cartão de crédito envolto em sedução consumista. Depois, desiludidos e endividados, buscamos uma solução oposta de vida e ficamos irritados pela limitação dos gastos, cortes, perdas. Uma coisa não se separa da outra. O que temos neste momento é a busca de uma solução. Temos que mudar o estilo de administrar nossas contas e nosso existência. O governo federal está em busca disso para não cairmos mais nos mesmos erros. É o que esperamos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…