Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Maringá terá mais uma cidade-irmã; saiba qual


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 10/05/2022 às 15h17 Atualizado 20/10/2022 às 21h18
Ouvir: 00:00
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Maringá quer estreitar relações comerciais e institucionais com cidade da China. Esse é o objetivo da instituição de Yongzhou, na província de Hunan, na China, como cidade-irmã de Maringá.

Na sessão ordinária desta terça-feira, 10, os vereadores de Maringá aprovaram, em primeira discussão, por 13 votos, o projeto de lei 16.316/2022, de autoria do Poder Executivo, declarando Maringá cidade-irmã de Yongzhou, província de Hunan, na República Popular da China.

O vereador Alex Chaves, do MDB, líder do Executivo na Câmara, explica que essa nomeação é fundamental para os assuntos comerciais, como exportação e importação. “Na prática, é uma iniciativa para que as relações comerciais, culturais, sejam estreitadas. Nós temos muito interesse comercial com essa cidade, uma vez que é uma região portuária, com produção de tecnologia muito grande, e sabemos o quão importante é, nos dias de hoje, que o comércio internacional esteja pujante. Maringá está se preparando muito para o futuro e nós sabemos que quanto mais próximos estivermos desses polos comerciais, [mais] benefícios para os empresários aqui da cidade”, afirma.

O secretário de Inovação, Aceleração Econômica e Turismo, Marcos Cordiolli, explica como está sendo feito o relacionamento com a cidade chinesa. “A nossa irmandade é diferente daquelas que, tradicionalmente, eram realizadas pelos municípios brasileiros. Trata-se, na verdade, de um protocolo de cooperação econômica entre duas subregiões nacionais. Yongzhou é hoje um porto global, tem transporte de passageiros muito forte, é um grande movimentador de containers… eles também são uma região que hoje consome muitos produtos da área do agronegócio, da indústria têxtil, da moda, e é também uma região que tem muitas parcerias na área de tecnologia. Então, é um parceiro perfeito para Maringá”, considera o secretário.

Maringá já é cidade-irmã de Kakogawa, no Japão; Leiria, em Portugal; General San Martin, na Argentina e Citta Do Caserta, na Itália.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Ministro, Tarcísio e Nunes vão acionar Aneel para romper contrato com a Enel em SP


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito…


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito…

Geral

Caminhão tomba em cima de carro e mata quatro homens em rodovia de SP


Quatro homens morreram na manhã desta terça-feira, 16, após um caminhão tombar e cair em cima do veículo onde eles…


Quatro homens morreram na manhã desta terça-feira, 16, após um caminhão tombar e cair em cima do veículo onde eles…