Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Menu inverno: Sopas e Consumês


Por Glaucia Buzzo / Menu Decor Publicado 01/08/2019 às 11h00 Atualizado 23/02/2023 às 17h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um boa pedida para as noites mais frias é servir sopas ou consumês, pois eles trazem o aconchego que precisamos nesses dias! Normalmente são servidos como entrada (podendo substituir a salada ou não), prato principal (noite de sopas e consumês) e no fim de festas como casamentos, 15 anos ou aquelas baladinhas que fazemos e os convidados permanecem por mais tempo na festa.

Agora, você sabe a diferença entre caldo, sopa e consumê?

Caldo: é a base que utilizamos para sopas e consumês, e também para risotos, molhos e uma infinidade de receitas. O caldo pode ser de legumes, carne vermelha, frango ou peixe. Sempre acompanhado do sabor da cebola, cenoura, salsão, alho poró e ervas aromáticas como o bouquet garni (tomilho, salsa e louro). Dica: acrescente água fria aos ingredientes do caldo, e deixe cozinhar por no mínimo 4 horas.

Sopa: geralmente mais “rala” que o consumê. Mas agrega mais nutrientes, pois é feita de vegetais cozidos no caldo (base) e acrescido do carboidrato do macarrão ou arroz.

Consumê ou creme: é um prato mais espesso e cremoso. Normalmente é feito com a base de um caldo e a adição de creme de leite ou queijo.

Ao montar uma mesa para servir sopa ou consumê, precisamos ter bowl, prato fundo ou xícaras de consumê (aquelas xícaras com duas alças). Sempre apoiados em um prato base: prato raso para apoiar o prato fundo, ou prato de sobremesa para apoiar bowl ou xícara de consumê.

O vinho é um ótimo acompanhamento para sopas e consumês, então precisamos sempre ter na mesa posta a taça para a água e a taça para o vinho.

E é indispensável a colher de sopa, que sempre ficará posicionada ao lado direito do prato! Vamos conferir a mesa posta?

E para deixar a mesa linda e funcional, disponha nas mesas alguns acompanhamentos para a sopa ou consumê, tais como: pães, croutons, parmesão, salsinha, temperos secos, pimenta… Vamos às ideias!

• Que tal servir a sopa no pão?

• Deixe temperos, queijos, pimenta ou croutons em potinhos para os convidados:


• Sirva pão individual para os convidados:

E para finalizarmos, vou compartilhar com vocês uma receita deliciosa!

Creme de Brócolis com Crispy de Parma

Ingredientes

1 maço de brócolis
8 ou 9 batatas grandes
1 cebola média picada
3 dentes de alho amassados
1 copo de requeijão cremoso ou catupiry
Presunto parma à gosto

Modo de fazer

Forre um prato com papel toalha, disponha as fatias de presunto por cima e cubra com ou mais papel toalha. Leve ao micro-ondas por 2 minutos, sempre olhando para não secar demais ou queimar.

Cozinhe as batatas descascadas e picadas em um caldo de legumes. Caldo suficiente para cobrir as batatas.

Em outra panela refogue os brócolis com a cebola e o alho até ficar macio. Tempere com sal e pimenta moída na hora.

Quando as batatas estiverem cozidas, acrescente o brócolis refogado e bata no liquidificador ou com o mixer, até ficar homogêneo. Finalize com o requeijão ou catupiry. Acerte o sal e sirva com o crispy de parma.

Espero que gostem!

Glaucia Buzzo,
By Sousplat

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…