Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Acidente com ônibus escolar deixa 16 alunos feridos no Paraná; veículo atingiu uma casa


Por Redação GMC Online Publicado 17/04/2024 às 15h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Onibus-escolar-tombou-no-Jardim-Milani-00855868-0-202404171356-ScaleDownProportional
Foto: TNOnline.

Dezesseis alunos ficaram feridos em um acidente envolvendo um ônibus do transporte escolar de Apucarana, que tombou no final da manhã desta quarta-feira, 17, na Rua Francisco Coelho Vilela, no Jardim Milani, em Apucarana – veja abaixo um vídeo do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 29 pessoas estavam no veículo, que transportava estudantes dos anos finais do ensino fundamental até o Colégio Estadual Polivalente. Onze crianças assinaram recusa de atendimento no local na companhia dos pais, uma se evadiu do local (foi para casa, pois morava nas proximidades) e 16 foram levadas para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital da Providência. O motorista de 55 anos não se feriu.

O “Providência” informou que 11 crianças foram atendidas no hospital. Todas tiveram escoriações. As outras cinco receberam atendimento na UPA também com ferimentos leves.

Equipes do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para atender a ocorrência.

Os bombeiros informaram que as crianças já estavam fora do ônibus quando os socorristas chegaram. O ônibus atingiu uma residência, que estava vazia. O veículo tombou no local.

Motorista diz que ônibus escolar perdeu freio: ‘Fiquei assustado

O motorista do ônibus escolar relatou os momentos de desespero ao notar que o veículo estava sem freio. O homem de 55 anos, contou que trafegava pela rua Mário Giublin, no Jardim Milani, a caminho do Colégio Estadual Polivalente (Premem), onde deixaria os estudantes, quando percebeu que os freios não respondiam. O veículo tombou na curva de acesso a Rua Francisco Coelho Vilela.

“Quando estava descendo a rua, de repente pisei no freio e não segurou. Fui bombeando e tentando segurar ao máximo, mas quando chegou na curva, não teve jeito. O ônibus virou, porque não conseguiu fazer a curva”, disse o motorista.

O condutor afirma que os alunos estavam apavorados, gritando muito, e sua primeira atitude foi retirar os estudantes do ônibus e acionar o Corpo de Bombeiros.

“Fiquei muito assustado porque as crianças estavam gritando muito. Fui o último a sair do ônibus. Tirei as crianças do ônibus com ajuda de vizinhos e pedi para eles acionarem socorro”, relata.

Morador do local, Luiz Braga, 68 anos, testemunhou o acidente. Ele relata que percebeu que o veículo estava sem freio quando viu trafegando em alta velocidade. “O motorista estava buzinando e ele deu sinal com a mão para sair da rua. E eu percebi que estava sem freio. Quando chegou na curva não conseguiu fazer”, relatou. Braga ajudou as crianças a saírem do ônibus e descreveu o cenário como desesperador. “Estava o maior berreiro. Foi muito triste”, contou.

O veículo transportava alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que estavam a caminho do Premem. A secretária de Educação, Marli Fernandes, diz que equipes da prefeitura estão dando suporte às famílias. As causas do acidente serão apuradas. Segundo a secretária, o ônibus é terceirizado e presta serviço ao município.

Veja o vídeo sobre a ocorrência

Com informações do TNOnline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação