Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Bebê de 33 dias morre engasgada com leite


Por Monique Manganaro Publicado 15/04/2019 às 11h36 Atualizado 21/02/2023 às 03h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma recém-nascida morreu após ficar engasgada com leite, na manhã deste domingo (14), em Paranavaí (a 72 quilômetros de Maringá). A menina, de 33 dias, ficou aproximadamente uma hora sem respirar antes que os pais notassem que ela estava engasgada.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação foi chamada às 6h22 e, na ligação, uma pessoa dizia que estava com um bebê engasgado, com o rosto ficando roxo. Enquanto os socorristas chegavam até o local, o telefonista instruiu a família sobre os procedimentos básicos para desobstrução de vias aéreas.

“Logo que o pessoal chegou, eles verificaram que o bebê estava cianótico, ou seja, estava com as mucosas roxas, e também estava sem movimentos torácicos de respiração”, detalha o tenente Victor Kamey.

Os bombeiros iniciaram os procedimentos de reanimação e desobstrução, mas não tiveram sucesso. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram acionados, mas não conseguiram reanimar a criança.

De acordo com a corporação, os pais tinham amamentado a criança aproximadamente uma hora antes de perceberem que ela não estava respirando.

“O que provavelmente aconteceu foi que eles amamentaram o bebê, mas não verificaram se ele estava ou não respirando. Nessa uma hora que se passou, provavelmente o bebê ficou engasgado e foi tempo suficiente para que ele viesse a óbito. Principalmente em bebês, as consequências de ficar sem respirar são muito mais graves do que em um adulto”, afirma o tenente.

A família disse aos bombeiros que amamentaram a criança e foram levar o outro filho para tomar banho, mas só perceberam que a menina estava sem respirar uma hora depois.

Cuidados básicos

Em casos semelhantes a esses, O Corpo de Bombeiros faz algumas recomendações:

– Sempre colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada, verificando se as vias aéreas estão desobstruídas;

– Caso a criança se engasgue, a manobra aconselhada é: colocar o bebê apoiado no antebraço e na mão, com o peito virado para baixo. O adulto também deve deixar o braço inclinado para baixo, para facilitar a saída do líquido. Depois, é preciso dar cinco tapas, com a palma da mão, entre as escápulas do bebê, virar a criança com o peito para cima e colocar dois dedos abaixo da linha mamilar e fazer cinco compressões. Repetir os passos até que o bebê desengasgue.

“Essa manobra é bem simples, mas com certeza ajuda os pais a salvarem vidas”, comenta o tenente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação