Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Cidade Gaúcha zera casos positivos de covid-19


Por Monique Manganaro Publicado 01/09/2020 às 15h21 Atualizado 25/02/2023 às 09h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Divulgação/Viaje Paraná

Após enfrentar um surto de covid-19 em meados de julho, Cidade Gaúcha (a 144 quilômetros de Maringá) viu o número de casos positivos da doença zerar nesta segunda-feira, 31. 

A cidade tinha, até o último boletim divulgado, 262 casos positivos, sendo que 261 pessoas estavam recuperadas. Considerando a única morte registrada, o município, conforme dados oficiais, não tinha nenhum morador com o “vírus ativo” e exame positivo nesta segunda. 

Apesar da boa notícia, a cidade ainda monitora outros pacientes suspeitos. Segundo o boletim, 41 casos estão sob investigação no momento. Essas pessoas apresentaram sintomas e passaram por exames. Outros cinco moradores, que convivem com pacientes que confirmaram a doença anteriormente, também são acompanhados pelas equipes de saúde do município. 

LEIA TAMBÉM – Explosão de botijão de gás mata casal em Cruzeiro do Oeste; ação pode ter sido criminosa

Evolução

O primeiro caso de covid-19 confirmado em Cidade Gaúcha foi registrado em 13 de maio. Uma mulher, de 64 anos, testou positivo para a doença após retornar de uma viagem a São Paulo. Dias depois, o estado de saúde dela se agravou e a paciente precisou ser internada. No dia 23 do mesmo mês, a cidade registrava a primeira morte em decorrência da doença. A idosa, que tinha comorbidades, não resistiu e morreu no hospital. 

Após o primeiro caso, outros suspeitos foram surgindo. Mas foi em julho que Cidade Gaúcha, que tem apenas 12 mil habitantes, viveu dias de medo quando viu o número de pacientes positivados aumentar de forma expressiva e muito rápida. 

De acordo com o prefeito e secretário interino da Saúde da cidade, Alexandre Lucena (PMDB), a curva de casos atingiu o pico em 10 de julho, aproximadamente, quando mais de 100 casos foram confirmados em 24 horas. 

Foi nesse momento que as medidas de restrição precisaram ser intensificadas, diz o prefeito. 

As ações coordenadas do município e a boa resposta da população em lidar com a doença foram apresentando resultados e o número de contaminados diminuiu. Após a onda de confirmações, relembra Lucena, a cada 10 exames, apenas um ou dois casos positivos eram confirmados. E esse cenário se mantém até hoje. 

Para Lucena, entre outras medidas tomadas pelas equipes de saúde, a testagem em massa da população foi uma das mais importantes. Todos os moradores com algum sintoma da doença que procuraram as unidades de saúde passaram por exames. Segundo ele, quase 10% dos moradores de Cidade Gaúcha foi testado. O índice, ressalta o prefeito, está bem acima da média nacional. 

Outra boa resposta da cidade durante a pandemia foi o baixo número de pessoas que precisaram de internamento. De acordo com Lucena, a postura do município foi medicar imediatamente casos suspeitos e confirmados da doença para que o quadro não se agravasse. Em seguida, os moradores eram aconselhados a cumprir o isolamento domiciliar e, a partir daí, eram acompanhados diariamente pelas equipes de saúde. 

Boletim Oficial de Cidade Gaúcha | Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação