Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024

Liminar garante isenção de pedágio a moradores de cidade do Paraná


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 08/05/2024 às 08h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma liminar judicial garantiu a isenção do pedágio cobrado na BR-476, que fica na Lapa, cidade da região metropolitana de Curitiba (RMC), no Paraná. A medida, conforme apurou a Banda B, atende à necessidade de mais de 140 moradores do distrito de Mariental, que entraram com a ação buscando o benefício. A reportagem procurou a Via Araucária, concessionária que administra a Rodovia do Xisto, e aguarda retorno.

image-19-7
Liminar garante isenção de pedágio a moradores de cidade do Paraná.  Foto: Reprodução/Google Street View

O benefício, que é provisório, foi obtido após o trâmite de dezenas de ações judiciais individuais. Segundo os moradores, até a última sexta-feira, 3, 175 ações foram protocoladas na Justiça. A alegação principal daqueles que reivindicam a gratuidade se dá em uma suposta “divisão territorial” causada pela cobrança do pedágio.

Além disso, os manifestantes citam uma lei municipal que permite a gratuidade na praça. No dia 15 de abril, a concessionária alegou à reportagem que tal medida é “inconstitucional”.

Prefeitura da Lapa

O município da Lapa também entrou com uma ação civil pública em prol dos moradores de Mariental, mas esta não teve prosseguimento na Justiça. Porém, o município listou um formulário que permite o cadastramento do veículo para a obtenção do benefício da isenção do pedágio. Clique aqui para ler mais detalhes.

O que diz a concessionária?

A reportagem procurou a Via Araucária e irá atualizar o texto a qualquer momento.

Leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação