Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Ônibus escolar que deixou 16 alunos feridos no Paraná passou por vistoria na terça-feira; prefeitura abre sindicância


Por Redação GMC Online Publicado 17/04/2024 às 17h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-59-1
Foto: Reprodução Lis Kato/TN Online

A Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, abriu uma sindicância para investigar as causas do acidente com um ônibus escolar ocorrido no fim da manhã desta quarta-feira, 17, no Jardim Milani. A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, afirma que o veículo passou por vistoria na terça-feira, 16, e estava em plenas condições de circulação. Sobre as denúncias de que os pneus do ônibus estariam carecas, a secretária sustenta que o veículo foi aprovado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

“Os pneus não estavam carecas, caso contrário não teria sido liberado pelo Detran. O ônibus não é da prefeitura, é de uma empresa terceirizada, mas a gente cobra normalmente essas vistorias”, afirmou a secretária.

Sobre as reclamações de pais de alunos publicadas nas redes sociais sobre a conduta do motorista, Fernandes afirma que a Autarquia Municipal de Educação não recebeu denúncias sobre o condutor. “Se recebermos, vamos apurar. Mas temos filhos de funcionários nossos que utilizam esse ônibus e falaram muito bem do motorista, afirmando que ele é muito cuidadoso, mas vamos investigar, sim, toda a questão do acidente. Mas tudo indica que foi uma falha mecânica que pode acontecer casualmente. Não foi por falta de manutenção”, afirmou a secretária.

Questionada sobre a condição dos pneus do ônibus escolar, a chefe da 15ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) de Apucarana, Marcela Magon, respondeu que as vistorias de transporte escolar são criteriosas e nada impede que após a vistoria o proprietário faça trocas de determinados itens, como, por exemplo, os pneus.

“O veículo em questão teve vistoria realizada ontem (terça-feira) e obedeceu os critérios do órgão. Uma vez que há algum item fora do padrão, a vistoria faz a reprovação até que seja regularizada tal situação, não sendo emitido assim a autorização de circulação de escolar”, disse a chefe.

O veículo transportava 28 alunos do Colégio Estadual Polivalente (Premem), sendo que 16 ficaram feridos, 11 recusaram atendimento e um estudante – que mora nas proximidades – foi embora por conta própria.

Leia a nota divulgada pela Autarquia Municipal de Educação:

Com relação ao acidente ocorrido com um ônibus de empresa terceirizada, a Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME) informa que no momento do acidente, o veículo transportava vinte e sete estudantes do Colégio Estadual Polivalente, era conduzido por motorista também contratado pela mesma empresa terceirizada.

O atendimento foi feito por quatro ambulâncias do SAMU de Apucarana e três ambulâncias do Corpo de Bombeiros (Siate) de Apucarana. Onze estudantes foram encaminhados para o Hospital da Providência e outros nove estudantes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os vinte estudantes apresentaram ferimentos leves. Os demais estudantes e o motorista do veículo não sofreram ferimentos. A Autarquia Municipal de Educação, por meio da Procuradoria Jurídica do Município, instaurou nesta quarta-feira, 17 de abril, procedimento administrativo para apurar as causas do acidente, bem como apurar as responsabilidades por parte da empresa ou do motorista, por eventual imprudência ou negligência.

A empresa apresentou os documentos exigidos pela lei e pelo contrato para a prestação de serviços. A AME informa que já notificou a empresa terceirizada para que afaste imediatamente o motorista que conduzia o veículo acidentado, enquanto os fatos estiverem sendo apurados.

A AME afirma ainda que serão tomadas as providências cabíveis para a responsabilização dos envolvidos neste lamentável acidente ocorrido nesta data.

As informações são do TN Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação