Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Prefeitura de Paranavaí reavalia decisão e mantém comércio fechado


Por Monique Manganaro Publicado 30/03/2020 às 14h39 Atualizado 23/02/2023 às 14h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em reunião neste domingo, 29, o Comitê de Operação Emergencial (COE), criado pela Prefeitura de Paranavaí (a 77 quilômetros de Maringá) para analisar o cenário do coronavírus, decidiu manter o comércio da cidade fechado. O grupo reavaliou a decisão que havia sido tomada na sexta-feira passada, 27, quando houve a determinação de que todo o comércio voltasse a abrir nesta segunda-feira, 30.

Segundo a prefeitura, a confirmação do segundo caso de Covid-19 no município foi um dos principais motivos que fizeram o comitê reavaliar a posição que havia tomado. “Desde o início, deixamos claro que o processo de decisões no comitê tem que ser dinâmico. Tivemos o segundo caso confirmado de Covid-19 em Paranavaí, o Ministério da Saúde vem anunciando o endurecimento das medidas em todo o país, o estado teve as primeiras mortes confirmadas por coronavírus. Todos os membros do COE manifestaram suas preocupações e concordaram que o momento exige que nós voltemos um passo atrás”, avaliou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.

O comitê é composto por representantes de diversos setores, inclusive do Ministério Público Estadual. O promotor de justiça Francisco Ilídio Hernandes Lopes ressaltou que o Ministério Público do Trabalho expediu recomendações para os municípios no sentindo de não abrir ou reabrir os serviços não essenciais neste momento. “Ninguém quer uma crise econômica aliada à crise que vem se instalado em virtude da epidemia. Mas há uma preocupação profunda no sentido de garantir que os serviços que não são essenciais só sejam retomadas quando for possível garantir que haja uma minoração do risco de contaminação. E, claramente, em Paranavaí isso não é possível no momento”, disse.

Nesta terça-feira, 31, membros do comitê devem se reunir novamente para darem sequência às avaliações do cenário e decidir se haverá alguma mudança nas decisões tomadas.

“O importante é que a população saiba que nós estamos buscando ações pontuais com base nossa realidade local, porém, sem deixar de seguir as diretrizes do Governo Federal e do Governo do Estado. Sabemos que agora no início da semana virão novas determinações das esferas acima da nossa. Seria imprudente permitirmos a abertura do comércio amanhã e amanhã mesmo mandarmos fechar de novo, sem aguardar as novas diretrizes que são sendo adotadas pelo Ministério da Saúde e pelo nosso Estado”, enfatizou o prefeito de Paranavaí.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paranavaí

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação