Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Projeto ‘Sorrir com Saúde’ já atendeu mais de mil crianças na região


Por Redação GMC Publicado 27/05/2019 às 11h25 Atualizado 22/02/2023 às 15h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O projeto Sorrir com Saúde lançou na quinta-feira (23) um livro com o passo a passo sobre a organização desta iniciativa, que leva prevenção e tratamento dentário a escolas e associações de Maringá, Sarandi, Paiçandu e Marialva.

O projeto, iniciado em 2008, é coordenado pela professora Mitsue Fujimaki, do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que tem atividades na Clínica Odontológica, parte do Complexo de Saúde da UEM. A proposta conta com a participação de docentes, graduandos e pós-graduando em Odontologia, e de residentes da área da Saúde Coletiva, da UEM. Em Maringá, o grupo atua no Centro Municipal de Educação Infantil Nilza de Oliveira Pepino.

“Neste programa, alunos da graduação atuam através de atividades preventivas e educativas com crianças de 0 a 5 anos, enquanto residentes da saúde coletiva desempenham atividades curativas de controle da cárie. É importante destacar que o objetivo é levar informação sobre saúde bucal às crianças de uma forma didática e simples, além do tratamento, que é realizado sem o uso de anestesia e de instrumentos rotatórios, tornando mais fácil o processo de aceitação pelas crianças. Além disso, pode ser feito em qualquer local, tornando o serviço mais acessível”, explica a cirurgiã dentista, Josely Umeda, que atua no projeto.

Dinâmica – Segundo a coordenadora do projeto, a iniciativa teve início com o contato dos profissionais com a direção das escolas e associações. Os gestores abriram as portas das instituições e o trabalho passou a ser feito semanalmente.

“Para conquistar as crianças, primeiro, nos apresentamos a elas e mostramos todo o material que a gente vai utilizar, para que os alunos conheçam o trabalho de um cirurgião dentista. Depois, fazemos um exame na garotada e vamos realizando os tratamentos e as iniciativas de prevenção. As atividades são desenvolvidas todas as quintas-feiras. Os residentes realizam o tratamento da cárie, dando prioridade para as crianças em situação de alerta e, em seguida, tratando as demais de acordo com a demanda. Paralelamente, os alunos da graduação realizam atividades de educação em saúde bucal”, explica a coordenadora Mitsue Fujimaki.

No início do atendimento, foram identificadas muitas crianças com cáries dentárias, informou Josely Umeda. Por isso, ela destacou a importância das ações preventivas. “Não basta apenas tratar as cáries. Esta é uma doença multifatorial; isto é, tem várias causas vindas de hábitos do cotidiano, desta forma, necessita de cuidado e atenção diários. Assim, o projeto visa empoderar as crianças com autocuidado e conhecimento sobre o assunto para que o trabalho não seja em vão e que não haja risco de desenvolverem novas cáries ao longo do tempo”, esclareceu Josely.

Agora, o grupo quer ajudar outros profissionais a realizarem projetos similares. Por isso, lançou o livro, que recebeu o mesmo nome do projeto Sorrir Com Saúde: construindo ações intersetoriais para a promoção da saúde bucal em centros de educação infantil. A publicação apresenta o passo a passo sobre a atuação do profissional da saúde nas instituições de ensino, em atividades educativas e curativas.

“Mais de mil crianças, não apenas em Maringá, já foram atendidas pelo Sorrir Com Saúde. Atuamos na Escola municipal Darci Mochi e no Centro Espírita Maria Dolores, em Sarandi; na Escola Pedro Françoso, em Paiçandu; no Pro-arte, em Marialva; além do Centro de Educação Infantil Nilza de Oliveira Pipino. Agora, queremos que essa ideia vá para outros municípios do Paraná e do Brasil”, concluiu a professora Mitsue Fujimaki.

Por Ana Paula Machado Velho/ASC UEM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação