Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Vídeo: com lojas fechadas, comerciantes se ajoelham em oração


Por Monique Manganaro Publicado 27/04/2020 às 15h08 Atualizado 23/02/2023 às 07h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os efeitos da pandemia de coronavírus na economia atingem os mais diferentes setores empresariais nas mais diferentes cidades. Neste mês, um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou comerciantes de Telêmaco Borba (a 252 quilômetros de Maringá) ajoelhados e chamou a atenção para os prejuízos causados pela necessidade de manter o isolamento social.

Nas imagens, diversas pessoas aparecem em oração em frente às lojas fechadas por determinação da Prefeitura Municipal. O vídeo emocionou muitos que assistiram.

As imagens foram compartilhadas no começo deste mês, aproximadamente uma semana antes da Prefeitura de Telêmaco Borba decidir retomar as atividade econômicas.

De acordo com o gerente executivo da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel), Ardson Lellis Costa e Silva, o decreto municipal que estabeleceu o fechamento do comércio na cidade entrou em vigor em 23 de março, e as lojas só puderam reabrir em 20 de abril, quase um mês depois.

Segundo Silva, diversos empresários ficaram revoltados com as medidas impostas pela administração municipal e pediram a intervenção da Acitel. Carreatas foram organizadas. A associação, no entanto, conforme explica o gerente executivo, buscou trabalhar em alinhamento com a Prefeitura de Telêmaco Borba para que as atividades econômicas pudessem funcionar da maneira mais segura possível para a população.

O comércio na cidade ficou fechado por 28 dias, tempo suficiente para deixar marcas profundas na rotina dos comerciantes. “[Foram prejuízos] astronômicos. As micro e pequenas empresas sentiram bastante, porque dependem de faturar hoje para pagar os compromissos amanhã. Elas não têm capital de giro para se manterem durante tanto tempo fechadas”, diz Silva.

Com lojas reabertas há sete dias, os empresários, assim como em diversos municípios paranaenses, agora trabalham com uma nova rotina. O gerente executivo da Acitel relata que o uso de máscaras dentro dos comércios passou a ser obrigatório e existe a recomendação para que toda a população utilize o acessório em qualquer espaço público.

O boletim epidemiológico emitido pela Prefeitura de Telêmaco Borba neste domingo, 26, mostra que a cidade tem 12 casos de coronavírus confirmados. Seis pessoas já são consideradas recuperadas.

Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação